Gestão de Estoque e Gestão de Produção: maximizando eficiência e lucratividade

A gestão de estoque e a gestão de produção são dois pilares essenciais para o sucesso de qualquer empresa que lida com produção e venda de bens ou serviços - e que busca operar com eficiência, competitividade e sustentabilidade. Ambas desempenham funções fundamentais na otimização dos recursos e no atendimento às demandas do mercado - garantindo, assim, o abastecimento adequado, a redução de custos operacionais e maior lucratividade. A união dessas duas áreas traz resultados diferenciados, sem dúvidas. Cada uma, claro, tem suas peculiaridades. A gestão de Produção refere-se ao planejamento, organização e controle das atividades de fabricação de uma empresa. Seu principal objetivo é garantir que os recursos sejam utilizados de forma eficiente para atender à demanda, mantendo a qualidade do produto. Uma produção bem gerenciada otimiza a utilização de recursos, proporciona mais eficiência de custos e se reflete em maior produtividade. Também agrega padrões de qualidade, evita atrasos, garantindo entregas dentro dos prazos e oferece a capacidade de ajustar a rotina conforme a demanda do mercado, flexibilizando a empresa frente a possíveis mudanças. Métodos como o Lean Manufacturing (focado em eliminar desperdícios no processo produtivo), o Kanban (que usa cartões ou sinais visuais para controlar o fluxo de produção e o abastecimento de materiais, evitando excessos e gargalos) e a adesão de automação para processos repetitivos são alguns dos mais utilizados para garantir uma produção linear, efetiva e qualificada. Atrelada à gestão de produção, a gestão de estoque, por sua vez, é o processo de planejar, organizar e controlar o armazenamento e movimentação de materiais ou produtos em uma empresa. O objetivo central dessa prática é encontrar o equilíbrio entre a oferta e a demanda, evitando tanto a escassez de produtos quanto o excesso de estoque, que pode levar a custos desnecessários e obsolescência. Essa área bem executada traz uma série de garantias à corporação, como por exemplo, a previsão de demanda (acompanhar as tendências e manter um estoque adequado ajuda a evitar falta de produtos e perdas de vendas), melhores condições de negociação com fornecedores (conquistando preços mais competitivos), redução de custos (estoque em excesso implica em despesas com armazenamento, busca, seguro e tripulação, que podem ser suprimidas) e, principalmente, a satisfação do cliente. São várias as estratégias que levam a uma gestão de estoque eficiente. Para ficarmos em alguns exemplos: a JIT (Just in Time) busca eliminar estoques desnecessários, receber insumos ou produtos apenas quando é preciso, atendendo custos e espaço de armazenamento; o método ABC classifica os itens de estoque em três categorias com base na sua importância e valor, permitindo uma gestão mais focada em itens críticos; a Revisão Periódica, que define intervalos de tempos fixos para reabastecer estoques e o Controle de Permanência, que atualiza o estoque em tempo real, ajudando a evitar faltas e excessos. A harmonização entre a gestão de estoque e a gestão de produção é fundamental para uma operação eficiente. A comunicação contínua entre as duas engrenagens permite uma visão abrangente das necessidades de abastecimento e da capacidade produtiva. Além disso, a adoção de sistemas de tecnologia da informação integrados facilita o compartilhamento de dados e informações essenciais em tempo real. Ao equilibrar a oferta e a demanda por meio de uma gestão inteligente de estoque, e otimizar a produção com práticas eficientes, as empresas podem alcançar melhores resultados. A integração dessas duas áreas é o caminho para se atingir a excelência operacional e manter a competitividade no mercado atual.

*Cristiano Chiminelli é professor da Fritz Müller – Hub de Conhecimento