A Fritz Müller – Hub de Conhecimento nomeou no dia 19 de agosto o grupo que estará à frente das decisões da instituição até 2026. Ao todo, são 10 conselheiros que unem esforços para definir as melhores estratégias para que a atuação da entidade continue seguindo os preceitos de fundação.
Na Diretoria Institucional, a linha de frente da entidade, permanecem o professor Everaldo Artur Grahl como diretor-presidente e Erich Ralf Duebbers na cadeira de diretor de Operações. Já entre os integrantes dos Conselhos, há renovações: no Conselho Curador, Eduardo Deschamps e Zelinda Maria Braga Hirano se unem aos veteranos Griseldes Fredel Boos, Pedro Guilherme Kraus e Marcel Hugo – este eleito presidente do grupo. E no Conselho Fiscal, o já atuante Décio Zendron terá o apoio de Mércio Jacobsen e Terezinha Bublitz.
“Em uma instituição que tem caráter de fundação, os Conselhos Curador e Fiscal são de extrema importância para garantir a governança, a transparência e a responsabilidade da entidade. Seus papéis são distintos, mas complementares na condução do negócio – e por isso, os nomes escolhidos têm gabarito de alto calibre para cumprirem suas funções com vistas na perenidade da Fritz Müller”, comenta o diretor-presidente.
Responsabilidades
O Conselho Curador tem a responsabilidade de definir as diretrizes e os rumos estratégicos da organização. Ele atua como o guardião dos princípios e objetivos da empresa, garantindo que suas atividades estejam alinhadas com sua missão e visão. Este conselho também pode ser responsável por aprovar planos de ação e políticas gerais, além de supervisionar o cumprimento das finalidades sociais ou estatutárias da instituição.
O Conselho Fiscal, por outro lado, é responsável por monitorar as finanças da instituição. Sua principal função é garantir a conformidade contábil, verificando a adequação das contas, balanços e demonstrações financeiras. O grupo também fiscaliza o cumprimento das obrigações fiscais e legais da organização, além de propor medidas para corrigir irregularidades.