Comunicação Assertiva no meio corporativo: a chave para o sucesso organizacional

A comunicação assertiva é uma habilidade crucial no ambiente corporativo: é através das suas premissas que se expressam pensamentos, sentimentos e ideias de maneira direta, honesta e respeitosa, sem infringir os direitos dos outros. Esse tipo de comunicação busca um equilíbrio entre ser firme e objetivo, ao mesmo tempo em que leva em consideração as opiniões e perspectivas dos demais envolvidos.

Diferente da agressividade (onde se impõe a própria vontade sem acompanhar os outros) e da passividade (que pode levar à falta de expressão de opiniões), a assertividade no ato de se comunicar promove a construção de relacionamentos sólidos, a resolução eficaz de conflitos e estimula a um ambiente de trabalho mais saudável, harmonioso, colaborativo e produtivo.

Empresas que promovem e incentivam uma cultura de comunicação aberta e respeitosa colhem os frutos da maior eficiência operacional, maior satisfação dos funcionários e melhores resultados. Assim, apostar no desenvolvimento de habilidades de comunicação assertiva para líderes e colaboradores é um investimento valioso que traz benefícios para toda a organização. O professor Maurício Rocha fala mais sobre o assunto nessa edição do videocast Conexões.