Cinco boas práticas para a indústria durante a crise

Professor de Administração de Produção da Fundação Fritz Müller, Cristiano Chiminelli traz dicas para que as empresas possam reestruturar a estratégia de atuação e garantir a permanência dos negócios  

A fase é de adaptações. Já se vão mais de 30 dias desde o início das medidas de prevenção à pandemia do Covid-19 e agora as empresas começam efetivamente a sentir os impactos das mudanças adotadas. Neste momento de crise, duas grandes preocupações têm perturbado os gestores: redução do faturamento e custo fixo do final do mês. Como decisões, muitas empresas estão demitindo os colaboradores. Mas será essa a melhor ação?

 

O professor de Administração da Produção da Fundação Fritz Müller, Cristiano Chiminelli, elenca boas práticas para a indústria superar este momento desafiador. Confira:

 

1 – Preserve seu capital humano

“Temos que pensar que essas pessoas foram treinadas para aquelas atividades. As pessoas criam valor com o tempo e dispensar esse recurso humano nesse momento pode causar uma reação negativa a médio longo prazo. São funcionários habilitados e desenvolvidos que ficarão desempregados”, explica Cristiano Chiminelli. Para ele, desligar pessoas qualificadas, além de implicar em custos trabalhistas, pode prejudicar a retomada, visto que faltará equipe qualificada, para a rápida realização das ações necessárias para busca por mercado assim que a crise se atenuar.

 

2 – Prepare-se para a lenta retomada

O professor da Fundação Fritz Müller lembra ainda de um aspecto bastante importante no contexto que estamos enfrentando: a retomada da economia será lenta e as empresas devem ser assertivas em suas ações. “Mais do que estar preparado para aproveitar o momento em que a situação começar a ficar mais positiva, é preciso replanejar. O que foi pensado para 2020 precisa ser revisto urgentemente”, diz. De acordo com o especialista, é hora de analisar receitas e custos, utilizar o capital da forma correta para garantir a manutenção da estrutura no médio e longo prazo.

 

3 – Flexibilidade pode ser a chave

Segundo Cristiano, as empresas devem fazer melhor, com menor custo e maior velocidade e flexibilidade. “Por isso o capital humano é tão importante. O trabalho em equipe será fundamental para alinhar a comunicação e senso de cooperação e urgência. E será ainda mais importante a médio prazo, quando a empresa vai precisar desse recurso humano capacitado para retornar à normalidade”, aconselha.

 

4 – Reorganização do sistema de produção

Reorganizar o sistema de produção, seja o resultado deste trabalho um produto ou até mesmo uma prestação de serviço, é o gatilho do momento. Reduzir, ou melhor, eliminar desperdícios é primordial. A fase também pode ser de lapidação, tanto do gestor como do colaborador. É a oportunidade do funcionário ser treinado para uma nova forma de atuação, visando o melhor desempenho da empresa no mercado através de uma estrutura pessoal que já está em casa. “Assim, fica mais fácil incorporar o ciclo de melhorias no negócio, visando os parâmetros e indicadores para produção e garantindo a lucratividade. Utilizar os recursos internos e externos da organização readequados à crise é uma postura que certamente vai trazer vantagens – agora e no futuro”, aponta Cristiano.     

 

5 – Liderança engajada e comunicação com o mercado

Mais do que nunca, contar com líderes que estejam à frente de suas equipes, trabalhando com transparência e liderando pelo exemplo, será essencial. “Cada empresa tem um diagnóstico e precisa de contramedidas específicas. É o líder que poderá transformar o diagnóstico em ações precisas se souber guiar a sua equipe”.  Para o professor de Administração de Produção, “é preciso pensar no cliente, identificar e ressaltar os valores na ótica do cliente. E como estabelecer essa estratégia? Lapidando a equipe, transmitindo tranquilidade e energia. E ao mesmo tempo desafiando-a para reinventar sua forma de pensar e agir”, finaliza.

Últimas Notícias

  • Especialista explica os impactos do Relatório de Transparência Salarial para além das questões técnicas

    Especialista explica os impactos do Relatório de Transparência Salarial para além das questões técnicas

    Segundo Ronaldo de Menezes, professor da Fritz Müller – Hub de Conhecimento, a lei traz à tona...

    Leia mais
    Comunicação Assertiva no meio corporativo: a chave para o sucesso organizacional

    Comunicação Assertiva no meio corporativo: a chave para o sucesso organizacional

    A comunicação assertiva é uma habilidade crucial no ambiente corporativo: é através das suas...

    Leia mais
    Comunicação Não-Violenta: por relações mais saudáveis e paz mental

    Comunicação Não-Violenta: por relações mais saudáveis e paz mental

    Por Vanusa Cardoso* A maior parte dos conflitos que temos com outras pessoas, seja em...

    Leia mais