- 30 DEZ 1899
5 dicas: Convivência no Ambiente de Trabalho

A boa convivência no ambiente de trabalho é uma das condições básicas e fundamentais para manter a produtividade e o bem-estar da equipe. Afinal, pessoas insatisfeitas e em conflitos com as outras tendem a influenciar negativamente o ambiente também.
Para manter o bom convívio listamos cinco dicas que podem contribuir para o melhor clima organizacional.
1. Respeite as pessoas igualmente, independente da função que exerça. Quem respeita, será sempre respeitado.
2. Atualmente, boa parte da comunicação é feita através de e-mails, mensagens escritas e aplicativos. Procure demonstrar cordialidade sempre e atente-se ao máximo com a forma como se expressa. Uma vírgula em um lugar errado e falta de entonação podem causar equívocos e situações desnecessárias.
3. Ajude quem precisa e peça ajuda quando tiver dúvidas: lembre-se que estão todos no mesmo barco e ninguém inicia o trabalho em uma empresa sabendo 100%. Pergunte sempre que tiver alguma dúvida.
4. Evite a intolerância: mesmo que estejas num dia ruim, não seja grosseiro com seus colegas de trabalho. Não tire conclusões precipitadas, procure ouvir e saber o que está acontecendo, antes de expor a sua opinião.
5. Organização: manter o seu espaço de trabalho sempre arrumado e limpo é fundamental. Um espaço de trabalho desorganizado pode afetar a sua motivação, diminuir a sua produtividade e a qualidade das tarefas desempenhadas, além de ser um incômodo para os seus colegas.
Por fim, esteja aberto para construir um bom relacionamento com as pessoas ao seu redor e colabore para isso. Pequenas atitudes positivas podem fazer toda a diferença no seu dia a dia.