5 dicas: Convivência no Ambiente de Trabalho

A boa convivência no ambiente de trabalho é uma das condições básicas e fundamentais para manter a produtividade e o bem-estar da equipe. Afinal, pessoas insatisfeitas e em conflitos com as outras tendem a influenciar negativamente o ambiente também.

Para manter o bom convívio listamos cinco dicas que podem contribuir para o melhor clima organizacional.

1. Respeite as pessoas igualmente, independente da função que exerça. Quem respeita, será sempre respeitado.

2. Atualmente, boa parte da comunicação é feita através de e-mails, mensagens escritas e aplicativos. Procure demonstrar cordialidade sempre e atente-se ao máximo com a forma como se expressa. Uma vírgula em um lugar errado e falta de entonação podem causar equívocos e situações desnecessárias.

3. Ajude quem precisa e peça ajuda quando tiver dúvidas: lembre-se que estão todos no mesmo barco e ninguém inicia o trabalho em uma empresa sabendo 100%. Pergunte sempre que tiver alguma dúvida.

4. Evite a intolerância: mesmo que estejas num dia ruim, não seja grosseiro com seus colegas de trabalho. Não tire conclusões precipitadas, procure ouvir e saber o que está acontecendo, antes de expor a sua opinião.

5. Organização: manter o seu espaço de trabalho sempre arrumado e limpo é fundamental. Um espaço de trabalho desorganizado pode afetar a sua motivação, diminuir a sua produtividade e a qualidade das tarefas desempenhadas, além de ser um incômodo para os seus colegas.

Por fim, esteja aberto para construir um bom relacionamento com as pessoas ao seu redor e colabore para isso. Pequenas atitudes positivas podem fazer toda a diferença no seu dia a dia. 

Últimas Notícias

  • Especialistas destacam: adaptabilidade é princípio básico da Gestão de Negócios

    Especialistas destacam: adaptabilidade é princípio básico da Gestão de Negócios

    Em um novo momento econômico, a necessidade de práticas mais humanas e a importância de aderir a...

    Leia mais
    Impulsionada pela digitalização, educação corporativa vive um novo momento

    Impulsionada pela digitalização, educação corporativa vive um novo momento

    Por Everaldo Artur Grahl, diretor presidente da Fundação Fritz Müller Há 25 anos, quando...

    Leia mais
    Prática de Inteligências é ferramenta essencial para a tomada de decisões assertivas

    Prática de Inteligências é ferramenta essencial para a tomada de decisões assertivas

    Segundo Ricardo Abdala, professor mestre especialista em Gestão Empresarial, as constantes...

    Leia mais