Prevenção ao coronavírus: a ordem é seguir as regras

Em um cenário como o que se instalou em boa parte do mundo, por conta de medidas restritivas relacionadas à contenção do coronavírus, manter a rotina de atuação nas empresas é desafiador. Seja realocando as equipes em regime home office ou cuidando com a segurança de quem vai estar na empresa, é essencial adotar novas medidas que vão desde mudanças no espaço físico até no formato de gestão.

Neste post separamos algumas dicas que negócios de diferentes portes e segmentos podem adotar durante o período de restrições e isolamento social, Confira:

1 - Reforço na higienização

As boas práticas de higiene – como lavar as mãos, usar álcool gel, evitar cumprimentos de contato e aglomerações – já estão no consciente coletivo. No ambiente corporativo, é importante reforçar a limpeza de espaços coletivos, repassar orientações de higiene aos colaboradores e disponibilizar produtos como álcool gel em todos os espaços.

2 - Trabalho remoto

Profissionais que exerçam atividades que possam ser realizadas em casa devem ser realocados remotamente neste período. Para isso, disponibilize equipamentos como computadores e celulares corporativos e crie uma rotina de feedbacks e alinhamento. Breves reuniões online no começo ou fim do dia para pontuar novas ações serão essenciais para a equipe manter o foco e seguir um mesmo direcionamento. Ferramentas de gestão também podem ajudar a monitorar as ações realizadas e cumprir prazos pré-estabelecidos. Soluções gratuitas, como o Trello, por exemplo, são ideais para a organização das demandas.

3 - Adaptação do ambiente de trabalho

Com a redução do número de pessoas dentro da empresa fica mais fácil cumprir as recomendações de distância segura. Mantenha postos de trabalho a pelo menos um metro entre um e outro. Manter a mesa e os objetos de uso direto sempre higienizados não deve ser mais responsabilidade apenas do setor de limpeza: cada profissional também deve ser orientado a utilizar um pano com álcool no telefone, no teclado do computador ou na máquina que opera, como uma espécie de autoprevenção.

4 - Empresas e profissionais devem fazer a sua parte

Para os que estão em regime de home office, seguir regras de conduta também é indispensável. Lembre-se: você está trabalhando, só que em casa! Se a sua empresa realizou a dispensa do ambiente corporativo, sinal de que ela tem responsabilidade e preocupação com a equipe. Por isso, tenha claro que é preciso se organizar nesse ambiente e manter a comunicação com a empresa. Algumas dicas que ajudam no andamento das atividades profissionais:

- Definir qual canal vai ser utilizado para manter o contato entre colaborador e empresa;

- Definição do horário de trabalho, seguindo as diretrizes da empresa, que pode orientar para o cumprimento da jornada;

- Manutenção de uma rotina: almoçar, tomar água, levantar, fazer pausa no meio da tarde;

- Estar em contato com a liderança - e esta deve estar aberta e disponível para colaborar - para definição de dúvidas.

Com medidas assim, é possível manter o fluxo de trabalho, a empresa ativa e o colaborador focado, mesmo que nessa fase incomum.