Prevenção ao coronavírus: a ordem é seguir as regras

Prevenção ao coronavírus: a ordem é seguir as regras

 

Em um cenário como o que se instalou em boa parte do mundo, por conta de medidas restritivas relacionadas à contenção do coronavírus, manter a rotina de atuação nas empresas é desafiador. Seja realocando as equipes em regime home office ou cuidando com a segurança de quem vai estar na empresa, é essencial adotar novas medidas que vão desde mudanças no espaço físico até no formato de gestão.

 

Neste post separamos algumas dicas que negócios de diferentes portes e segmentos podem adotar durante o período de restrições e isolamento social, Confira:

 

1 - Reforço na higienização

As boas práticas de higiene – como lavar as mãos, usar álcool gel, evitar cumprimentos de contato e aglomerações – já estão no consciente coletivo. No ambiente corporativo, é importante reforçar a limpeza de espaços coletivos, repassar orientações de higiene aos colaboradores e disponibilizar produtos como álcool gel em todos os espaços.

 

2 - Trabalho remoto

Profissionais que exerçam atividades que possam ser realizadas em casa devem ser realocados remotamente neste período. Para isso, disponibilize equipamentos como computadores e celulares corporativos e crie uma rotina de feedbacks e alinhamento. Breves reuniões online no começo ou fim do dia para pontuar novas ações serão essenciais para a equipe manter o foco e seguir um mesmo direcionamento. Ferramentas de gestão também podem ajudar a monitorar as ações realizadas e cumprir prazos pré-estabelecidos. Soluções gratuitas, como o Trello, por exemplo, são ideais para a organização das demandas.

 

3 - Adaptação do ambiente de trabalho

Com a redução do número de pessoas dentro da empresa fica mais fácil cumprir as recomendações de distância segura. Mantenha postos de trabalho a pelo menos um metro entre um e outro. Manter a mesa e os objetos de uso direto sempre higienizados não deve ser mais responsabilidade apenas do setor de limpeza: cada profissional também deve ser orientado a utilizar um pano com álcool no telefone, no teclado do computador ou na máquina que opera, como uma espécie de autoprevenção.   

 

4 - Empresas e profissionais devem fazer a sua parte

Para os que estão em regime de home office, seguir regras de conduta também é indispensável. Lembre-se: você está trabalhando, só que em casa! Se a sua empresa realizou a dispensa do ambiente corporativo, sinal de que ela tem responsabilidade e preocupação com a equipe. Por isso, tenha claro que é preciso se organizar nesse ambiente e manter a comunicação com a empresa. Algumas dicas que ajudam no andamento das atividades profissionais:

 

- Definir qual canal vai ser utilizado para manter o contato entre colaborador e empresa;

- Definição do horário de trabalho, seguindo as diretrizes da empresa, que pode orientar para o cumprimento da jornada;

- Manutenção de uma rotina: almoçar, tomar água, levantar, fazer pausa no meio da tarde;

- Estar em contato com a liderança - e esta deve estar aberta e disponível para colaborar - para definição de dúvidas.

 

Com medidas assim, é possível manter o fluxo de trabalho, a empresa ativa e o colaborador focado, mesmo que nessa fase incomum.

  

Últimas Notícias

  • Especialista explica os impactos do Relatório de Transparência Salarial para além das questões técnicas

    Especialista explica os impactos do Relatório de Transparência Salarial para além das questões técnicas

    Segundo Ronaldo de Menezes, professor da Fritz Müller – Hub de Conhecimento, a lei traz à tona...

    Leia mais
    Comunicação Assertiva no meio corporativo: a chave para o sucesso organizacional

    Comunicação Assertiva no meio corporativo: a chave para o sucesso organizacional

    A comunicação assertiva é uma habilidade crucial no ambiente corporativo: é através das suas...

    Leia mais
    Comunicação Não-Violenta: por relações mais saudáveis e paz mental

    Comunicação Não-Violenta: por relações mais saudáveis e paz mental

    Por Vanusa Cardoso* A maior parte dos conflitos que temos com outras pessoas, seja em...

    Leia mais