Palestra promovida pela FFM aponta desafios diante das novas tecnologias

No dia 26 de fevereiro a Fundação Fritz Müller promoveu a palestra “Futuro Inteligente, além da inovação” com o professor de MBA, conferencista internacional, e escritor, Gil Giardelli. O evento reuniu mais de 700 pessoas no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau.

Giardelli falou sobre os desafios de uma nova era, onde a tecnologia desafia antigas ideias; o que nos leva a novas formas de pensar e gerir carreiras e corporações, ultrapassando a barreira do senso comum para levar as empresas a um novo patamar de gestão e de mercado.

Ele trouxe para a palestra vários exemplos de tecnologias que contribuem para melhorar a qualidade de vida das pessoas ou fortalecer a economia de nações. A necessidade de mudanças na forma como as empresas enxergam o mercado foi outro tópico. Para o palestrante é preciso olhar além, criar produtos e serviços a partir das necessidades das pessoas, adaptando o que já existe ou propondo novas soluções. “É tempo de ser ousado, de tirar as ideias da cabeça e do papel, partilhar o conhecimento”, salientou.

Diante do impacto causado pelas novas tecnologias e até mesmo da “tecnofobia”, ele esclareceu que a tecnologia vem para dar espaço ao ser humano exercitar a sua criatividade e senso crítico, ter mais tempo para estar com quem ama.

Os robôs não poderiam ficar de fora, Giardelli mostrou exemplos de modelos que simulam movimentos humanos e outros que interagem com crianças para acelerar a aprendizagem. O robô NÃO dividiu o palco com o palestrante e mostrou ao público algumas habilidades da inteligência artificial como dançar e responder perguntas simples.

Clique aqui e saiba mais sobre os desafios que as novas tecnologias nos trazem, assistindo à entrevista exclusiva com Gil Giardelli.