FFM certifica 17 jovens do Projeto Pescar 2020

Formatura on-line marcou a conclusão da participação de jovens entre 15 e 18 anos no projeto que proporciona capacitação pessoal e profissional e já formou mais de 33 mil participantes ao longo de quatro décadas

Um ano cheio de desafios na saúde e na economia também impactou jovens que estão se preparando para ingressar no mundo do trabalho. E o Projeto Pescar, iniciativa que acontece em todo país, além de 34 unidades no exterior, é realizado em Blumenau pela Fundação Fritz Müller e manteve o foco em oportunidades e inovação em meio à nova realidade. Durante o ano, 17 jovens da região, entre 15 e 18 anos, receberam aporte online para a capacitação pessoal e profissional.

Nesta quinta-feira (17), uma solenidade online marcou a certificação da turma de 2020. Foram centenas de aulas – boa parte delas online - que somaram 800 horas de conhecimento, e diversos voluntários contribuindo para a formação dos jovens. Nas palavras do jovem Yan Kaiky, de 17 anos: “Ouvimos de cada um dos voluntários a frase “ Acreditem em vocês, pois só depende de vocês”, porém hoje, nós dizemos a vocês voluntários: “É também por conta de vocês, que acreditamos em nós mesmos”.

No evento, mesmo online, não faltou emoção. “Buscamos trazer o melhor da experiência online para todos os envolvidos. Os jovens receberam uma cesta de alimentos para fazer um coquetel e celebrar com a família, além de itens de decoração para seu espaço. A família entregou o canudo aos jovens e pudemos nos emocionar com a alegria de todos! A celebração foi marcada ainda com a conexão de pessoas de diversos estados, inclusive de um pai que mora em Manaus que, emocionado, falou sobre sua admiração em ver a filha buscando por novos horizontes. Nossos jovens estão preparados para voar e serem protagonistas de suas histórias”, avalia Camila Cunha, da área de responsabilidade Social da Fundação Fritz Müller.

 

Ações em destaque nacional

Entre as iniciativas que o Projeto Pescar proporcionou aos estudantes durante o ano está a participação no JA Innovation Camp, realizado pela Junior Achievement Brasil em parceria com o Facebook. No projeto, os jovens puderam desenvolver iniciativas de inovação com foco em gestão financeira. A equipe Lucky, de Blumenau, foi uma das finalistas e representou o estado na etapa nacional.

Para Beatriz Kuehlewein, de 17 anos, as lições do Pescar seguirão para a vida. “Eu aprendi no Projeto Pescar a desenvolver minha comunicação e autoconfiança”, comentou durante a cerimônia de encerramento. "Fomos aprendendo a importância de se reinventar, reaprender a aprender e nos adaptar aos novos desafios. Esse projeto nos proporcionou conhecimentos que iremos levar para a vida", destacou o estudante Luiggi Machado. 

 

O Projeto Pescar existe há 44 anos e está presente em 9 estados do Brasil e em países como Argentina, Paraguai e Angola, na África. Mais de 33 mil jovens já foram capacitados pela iniciativa. Em Blumenau, a iniciativa contou, em 2020, com o apoio da TranspoTech Empilhadeiras e do Rotary Club de Blumenau – Garcia.

Acesse  o vídeo da formatura:

https://www.youtube.com/watch?v=Zl-WDswCFcE 

Últimas Notícias

  • Especialista explica os impactos do Relatório de Transparência Salarial para além das questões técnicas

    Especialista explica os impactos do Relatório de Transparência Salarial para além das questões técnicas

    Segundo Ronaldo de Menezes, professor da Fritz Müller – Hub de Conhecimento, a lei traz à tona...

    Leia mais
    Comunicação Assertiva no meio corporativo: a chave para o sucesso organizacional

    Comunicação Assertiva no meio corporativo: a chave para o sucesso organizacional

    A comunicação assertiva é uma habilidade crucial no ambiente corporativo: é através das suas...

    Leia mais
    Comunicação Não-Violenta: por relações mais saudáveis e paz mental

    Comunicação Não-Violenta: por relações mais saudáveis e paz mental

    Por Vanusa Cardoso* A maior parte dos conflitos que temos com outras pessoas, seja em...

    Leia mais