Especialistas destacam: adaptabilidade é princípio básico da Gestão de Negócios

Em um novo momento econômico, a necessidade de práticas mais humanas e a importância de aderir a uma visão sistêmica dos empreendimentos se integram a rotinas de maior flexibilidade e foco em inovação

 

Mais do que uma habilidade, gerir negócios e as pessoas que fazem parte dele é uma competência que pode ser desenvolvida. Em um mundo em constante transformação, para garantir resultados no empreendimento não basta somente administrar pessoas e processos de acordo com as demandas de mercado. “No mundo atual não linear precisamos gerir, olhando interna e externamente para conquistar resultados. A visão sistêmica do negócio nos traz um olhar orgânico e não mais segmentado como na administração. Empresas são feitas de gente e a gestão passa por adotar práticas mais humanas e dotadas de adaptabilidade”, afirma Alexandra Huntner, professora de estratégia, negócio e marketing na Fundação Dom Cabral e coordenadora técnica nacional do Programa de Especialização em Gestão de Negócios.

 

Para a especialista, gestão se aprende adquirindo conhecimento, aplicando esse saber e compartilhando-o com outras pessoas. “As capacitações voltadas à Gestão de Negócios têm sido muito procuradas. O líder atualizado entendeu que a postura flexível e o foco em processos inovadores aliados ao engajamento efetivo da equipe trazem mais competitividade nesse contexto de mudanças rápidas que vivemos”, complementa Raquel Schürmann, gerente executiva da Fundação Fritz Müller (FFM).

 

Assim, o líder contemporâneo precisa atualizar constantemente seus conhecimentos e buscar o amadurecimento do seu formato de atuação, sempre com foco no fator humano que move o empreendimento. “É preciso considerar a mudança de percepções que o colaborador agrega a si próprio constantemente. Manter uma equipe motivada e engajada, sempre foi e agora, mais do que nunca, tem sido um desafio potencializado para o gestor”, afirma a executiva. Nesta seara do desafio, Alexandra também ressalta que é essencial o gestor desempenhar um exercício diário de conexão entre pessoas e estratégia, aliar na rotina a retrospectiva – trazendo a consistência do negócio ao longo da sua trajetória – com a perspectiva – possibilitando a criação de um novo futuro – com conexões flexíveis e olhar sistêmico e criativo.

 

Especialização

 

Com base nas percepções de mercado, a Fundação Fritz Müller oferece, em parceria com a Fundação Dom Cabral, uma especialização focada na Gestão de Negócios. O programa tem uma metodologia baseada em atividades práticas que estimulam a troca de conhecimento entre os participantes. “A proposta é fazer com que esse gestor entenda as ferramentas que pode usar para fazer com que a empresa se torne mais competitiva em um mercado acelerado e em constante transformação. Com essa visão ampla de atuação, o líder tende a se tornar uma referência na sua área, fazendo com que sua postura proativa se reflita na equipe e nos negócios”, comenta Raquel.

 

Entre os tópicos abordados na especialização estão a reflexão das lógicas e dinâmicas organizacionais, além do estudo dos elementos centrais de gestão empresarial nas áreas de estratégia, finanças, marketing, pessoas e projetos, através de um case real, analisando e propondo soluções para os desafios da gestão. E na trilha prática, os participantes enfrentam uma situação real de mercado, oportunidade de aplicar, experimentar e ampliar os conceitos aprendidos ao longo do programa. “Os professores do programa são executivos que vivem e aplicam as metodologias que ensinam no dia a dia”, lembra Alexandra.   

     

Em Florianópolis, a nova turma de Especialização em Gestão de Negócios inicia no dia 17 de setembro. O curso é oferecido em formato presencial, com duração de cerca de dois anos. As inscrições estão abertas e mais informações podem ser encontradas na página da Fundação Fritz Müller.

Últimas Notícias

  • Impulsionada pela digitalização, educação corporativa vive um novo momento

    Impulsionada pela digitalização, educação corporativa vive um novo momento

    Por Everaldo Artur Grahl, diretor presidente da Fundação Fritz Müller Há 25 anos, quando...

    Leia mais
    Prática de Inteligências é ferramenta essencial para a tomada de decisões assertivas

    Prática de Inteligências é ferramenta essencial para a tomada de decisões assertivas

    Segundo Ricardo Abdala, professor mestre especialista em Gestão Empresarial, as constantes...

    Leia mais
    A liderança ganha um novo tom

    A liderança ganha um novo tom

    por Raquel Schürmann* A pandemia trouxe um despertar no ser humano. Além disso, potencializou...

    Leia mais