A responsabilidade do nome “Fritz Müller”

Fundação privada com sede em Blumenau e atuação nas cinco microrregiões de Santa Catarina carrega o nome do naturalista alemão e defende a educação continuada e corporativa como propulsora do desenvolvimento profissional

Por toda sua vida, Johann Friedrich Theodor Müller foi um revolucionário. Suas ideias à frente do tempo e uma visão democrática em pleno século XIX aliadas à sua vasta formação acadêmica – era botânico, matemático, filósofo, professor e só não teve o diploma de medicina porque, ateu, se recusou a fazer o juramento a Deus na conclusão do curso – fizeram dele uma figura que perpetua conhecimento e valores até os dias de hoje. 

Foi com essa carga de inspiração transformadora que nasceu em 1996, em Blumenau, a Fundação Fritz Müller (FFM), através de um grupo de instituidores (professores e técnicos administrativos) ligados à Universidade Regional de Blumenau (FURB). “Nossa ideia era ter na região do Vale do Itajaí uma instituição de educação que oferecesse conteúdos de alto valor agregado voltados para o segmento empresarial.

A iniciativa por si só já era um diferencial, considerando que Santa Catarina mesmo sendo uma referência de desenvolvimento no cenário econômico do país não tinha uma instituição voltada exclusivamente para as demandas de gestão e de qualificação profissional. Esse foi um dos motivos que levou o grupo à escolha de Fritz Müller, um entusiasta da educação, para emprestar seu nome a essa iniciativa”, comenta Everaldo Artur Grahl, presidente da FFM e um dos fundadores da instituição.

A pauta do desenvolvimento científico, tecnológico e cultural sempre esteve presente nas ações da FFM. “Fritz Müller testou na prática as ideias lançadas por Charles Darwin, o que o tornou conhecido do mundo inteiro e levou as riquezas da fauna catarinense para fora do país. Temos muito desse princípio no cotidiano da FFM: difundir conhecimento, explorar as potencialidades dos profissionais para além daquelas pautas que lhe são expostas, identificar novas estratégias empresariais que façam negócios locais crescerem e serem notados no mercado global. Tudo com base em propostas capacitadas, respaldadas por experts em diferentes áreas e que agreguem qualificação em níveis pessoais e empresariais”, explica Everaldo. 

Assim, os valores difundidos pelo cientista, sua maneira prática de lidar com informações e a lógica que empregava nos seus trabalhos também são marcas registradas da instituição de educação corporativa catarinense. Guiada pela sede de saber, a escola de negócios está em constante crescimento e aprendizado, identificando as oportunidades latentes que ampliem sua atuação em variados segmentos de mercado. “Como nosso foco é um desenvolvimento profissional e empresarial, buscamos técnicas, ferramentas e metodologias modernas para despertar no nosso público essa visão de que aprender é o caminho mais assertivo para conquistar novos patamares na carreira”.

Parcerias

A trajetória de vida de Fritz Müller mostra um homem que sofreu perseguições políticas e religiosas não apenas na Alemanha como também em terras brasileiras por conta de suas linhas de pensamentos anticonvencionais. Mas o trabalho científico desenvolvido por ele, numa parceria à distância com Darwin, sobrepôs qualquer postura considerada afrontosa aos idos do final do século XIX. Para Everaldo, já àquela época, Müller mostrava que opinião se defende e que respeito se pratica em qualquer instância da vida. “O ensino sempre foi uma porta aberta para novas conquistas e desde os tempos antigos não era interessante que a massa populacional tivesse acesso a grandes conhecimentos. Fritz Müller ultrapassou barreiras e fez acontecer com o que tinha em mãos, nunca se acomodou com as circunstâncias adversas – pelo contrário: usou delas para aprender, para pesquisar, para crescer intelectualmente”, analisa. O trabalho que desenvolveu a partir da teoria da Origem das Espécies através da Seleção Natural, propagada pelo britânico Charles Darwin, mostrou o quanto sua percepção inovadora foi capaz de mudar o rumo da ciência mundial com a teoria da evolução mais aceita nos dias de hoje.

“Essa postura de parceria de Müller e Darwin também traz à FFM um paralelo: conhecimento é potencialmente conquistado quando é dividido. Por isso, nas mais de duas décadas de existência da Fundação Fritz Müller, buscamos estabelecer parcerias com instituições de renome que imprimam também princípios de valorização da aprendizagem. Como exemplo, citamos a Fundação Dom Cabral, que figura entre as dez melhores escolas de negócios do mundo, com a qual temos cooperação desde 1997. Alianças bem estruturadas fortalecem projetos e levam ambas as partes mais longe, com reconhecimento mútuo e para além de barreiras físicas que porventura possam intervir em projetos de ensino-aprendizagem, como é o nosso caso. Quem ganha com isso é aquele que busca nossas soluções para crescer, se aprimorar”, ressalta o presidente da FFM.

Até hoje, a Fundação Fritz Müller auxiliou por meio da educação corporativa continuada mais de 20 mil executivos catarinenses, alinhada com os avanços tecnológicos e necessidades de um mercado em constante transformação. “Acreditamos que esse foi um dos grandes legados de Fritz Müller para a história: aprender, se adaptar, ensinar, difundir ideias, produzir conhecimento e impactar de forma positiva”, finaliza Everaldo.

Para comemorar seus 200 anos, apoiamos a série "Caminhos de Fritz Müller" realizada pela NSC TV, são 4 episódios transmitidos durante o Jornal do Almoço de 28 a 31 de Março 2022, e você pode assistir on-line, clicando nos links abaixo:

Últimas Notícias

  • Especialista explica os impactos do Relatório de Transparência Salarial para além das questões técnicas

    Especialista explica os impactos do Relatório de Transparência Salarial para além das questões técnicas

    Segundo Ronaldo de Menezes, professor da Fritz Müller – Hub de Conhecimento, a lei traz à tona...

    Leia mais
    Comunicação Assertiva no meio corporativo: a chave para o sucesso organizacional

    Comunicação Assertiva no meio corporativo: a chave para o sucesso organizacional

    A comunicação assertiva é uma habilidade crucial no ambiente corporativo: é através das suas...

    Leia mais
    Comunicação Não-Violenta: por relações mais saudáveis e paz mental

    Comunicação Não-Violenta: por relações mais saudáveis e paz mental

    Por Vanusa Cardoso* A maior parte dos conflitos que temos com outras pessoas, seja em...

    Leia mais