RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS

Meninas Digitais: Vale do Itajaí

O projeto conta com duas linhas gerais de atuação sendo elas:

Foco na ampliação do público feminino na área de TI – A partir de intervenções realizadas em escolas de ensino fundamental e médio ampliar a quantidade de meninas interessadas por tecnologia;

Foco na mulher que atua na área de TI – Com práticas de empoderamento feminino incentivar mulheres que já atuam na área a demonstrarem o seu espaço no mercado de TI.

A ideia do Programa Meninas Digitais surgiu a partir de discussões no Women in Information Technology (WIT), evento base do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). O WIT é uma iniciativa da SBC para discutir assuntos relacionados às questões de gênero e a Tecnologia de Informação (TI) no Brasil por meio de histórias de sucesso, políticas de incentivo e formas de engajamento e atração de jovens, especialmente mulheres, para as carreiras associadas à TI.

Parceiros

Meninas Digitais Vale do Itajaí é um projeto de extensão da Universidade Regional de Blumenau (FURB) do departamento de Sistemas e Computação, que conta com o apoio de alunas dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Pedagogia, além de professoras e colaboradoras principalmente da área de Tecnologia da Informação. Os parceiros são: Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação  Secretaria de Educação de Massaranduba Escola Pedro II Universidade Regional de Blumenau ETEVI

Resultados

Após o primeiro ano de projeto, percebemos uma entrada de mulheres nos cursos do Departamento de Sistemas e Computação da FURB com uma entrada superior a 10% se comparado aos últimos 10 anos. Contudo, não podemos afirmar que é somente devido ao projeto, pois algumas mulheres ingressantes não sabiam da existência do mesmo. Formamos mais de 150 meninas de ensino fundamental (8º e 9º ano) e ensino médio em oficinas de desenvolvimento de jogos com o Scratch e desenvolvimento de aplicações móveis utilizando AppInventor Promovemos campanhas apoiando as mulheres nas áreas das Ciências por meio de murais na universidade Promovemos rodas de conversa para conscientizar as mulheres que todas são capazes de trabalhar com tecnologia e computação, bem como para mostrar-lhes que possuem uma rede de apoio. Com a pandemia, sentimos a necessidade de mudar a forma de atingir as meninas e mulheres da comunidade. Dessa forma, começamos a movimentar nosso instagram com publicações a respeito de assuntos sobre Ciência e Tecnologia, frases motivacionais e vagas de emprego. Assim, desde o início do projeto, em 2018 até a atual data, aumentamos o engajamento da comunidade em geral a partir do instagram do projeto @meninasdigitaisvale que hoje conta com 803 seguidores.