Diálogo ativo com o público interno

Regina Hostin

Especialista em Comunicação Organizacional e professora na Fundação Fritz Müller

As empresas que ainda não tinham uma comunicação sistematizada com o público interno, nesse momento do mundo foram forçadas a repensar o seu posicionamento. O público interno sempre foi importante. Se no passado muitas organizações consideravam que o funcionário já ganhava salário e benefícios e isso era suficiente, hoje é diferente. Pesquisas como o Trust Barometer, da Edelman, revelam que a voz do funcionário tem valor para outros públicos de relacionamento e o que dizem impacta diretamente na reputação da organização.

Portanto, o funcionário precisa ter informações corretas sobre a empresa. Mas como fazer isso no meio de uma pandemia, excesso de informação e home office?  

Vamos sugerir cinco ações que podem direcionar a comunicação com os seus funcionários nesse momento:

 

1.Mensagens e canais

Se tem uma coisa que a empresa pode dizer nesse momento é o que está fazendo para manter as operações e os empregos. Há um planejamento interno que possa ser compartilhado, e assim, fortalecer o engajamento e diminuir a insegurança? Tente traduzir como cada um pode contribuir e agradeça por estarem juntos. Além disso, reforce quais foram as medidas adotadas para evitar o contágio e deixe claro a importância da mudança de comportamento para o bem-estar de todos.

Para driblar o excesso de informação sobre a pandemia, é interessante produzir um clipping com um resumo de notícias vindas de fontes seguras. Distribua a clipagem por e-mail, mas lembre-se dos que não têm acesso à tecnologia. Se a empresa ainda não tem mural, vale a pena investir nesse canal.

Nesse período turbulento, para engajar é fundamental dialogar.

 

2. Empatia

A empatia nunca foi tão requisitada como agora. Para dialogar de forma assertiva e afetiva com os funcionários é necessário descobrir como eles estão se sentindo nesse momento. Quais suas angústias, medos e desafios? Que perguntas podem estar se fazendo sobre o trabalho? Sobre a empresa? Sobre a vida? É fundamental pensar nessas e outras questões e convocar o diálogo em grupo, mesmo que muitos estejam em home office.

Utilize a tecnologia para dialogar. Experimente fazer uma sessão perguntando: quais são suas dúvidas nesse momento? Seus medos? Deixe todos falarem.  Muitas vezes não é preciso dar receitas, mas ouvir e acolher. Dessa forma você está cuidando do lado emocional das pessoas e mostrando respeito pelos sentimentos de cada um. Não dá para negar o que está acontecendo.

Se sentir que os funcionários não se sentem confortáveis em falar sobre o tema na frente de outros colegas, crie um canal especial para oferecer apoio emocional.

 

3. A maioria dos funcionários está em home office?

Mais um motivo para se aproximar dos funcionários por meio do diálogo. Estimule que interajam com os colegas e com o líder por meio de câmeras. Apesar dessa comunicação mediada pela tecnologia ser mais complicada às vezes, mas ela deve continuar a existir. Ver colegas de trabalho contribui para se sentir parte de um time. Mostre interesse: pergunte como está o trabalho em casa? Como estão se adaptando com intervenções, pausas para fazer o almoço, horários.   

 

4. Papel do líder é ainda mais importante

Cabe ao líder fortalecer conexão com o time por meio do diálogo. Cabe à empresa apoiar essa comunicação do líder com o time por meio de mensagens-chave e papers. No entanto, é fundamental não esquecer que o líder também é humano e pode precisar de apoio.  Os líderes vão sucumbir se as empresas continuarem depositando nele e apenas nele o papel de salvador.

É hora de estimular o líder a ser mais anfitrião do que herói. Na missão de anfitriar, ele traz o time junto, ele cocria, ele divide responsabilidades, dores e desafios. Mais do que nunca precisamos fazer emergir a inteligência coletiva, a sabedoria do grupo, e não depender só das respostas do líder para os desafios que surgem todos os dias.

 

5.Celebre

Por fim, celebre. Não espere o fim do ano, o fim da pandemia, o fim de semana para comemorar. Celebre pequenas conquistas com os times, mesmo que virtualmente. 

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