Programa de Desenvolvimento de Líderes - PDL

O curso possibilitará desenvolver habilidades emocionais e técnicas favoráveis à construção de times de alta performance. Ampliação da visão de mercado e de negócio, apoiando-os na busca de resultados mais sustentáveis e perenes, a identificar e transformar características e habilidades importantes para o exercício da gestão de recursos, processos e pessoas nas organizações, capacitando os profissionais para transitarem bem, tanto na esfera técnica como na dimensão humana e social.
  • Data: 03, 10, 17, 24/02 | 10, 17, 24 e 31/03/2025
  • Horário: 18h às 22h
  • Valor:

    10x R$ 318,00 (cartão de crédito) ou

    8x R$ 397,50 (boleto)

    Importante: Sua inscrição será confirmada assim que o pagamento da primeira parcela for efetuado.


    Total: R$ 3.180,00
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curso presencial

ambiente cognitivo

8 encontros

apostila

coffee break

certificado

Objetivos

Sensibilizar profissionais em fase de preparação para cargos gerenciais e/ou lideranças com necessidades de aprofundamento para a necessidade de investir no desenvolvimento de seu papel como líder, nas competências fundamentais e práticas modernas e inovadoras de gestão;

Oferecer fundamentação teórico-prática acerca do processo eficaz da liderança situacional e do gerenciamento de pessoas e equipes;

Identificar e transformar características e habilidades importantes para o exercício da gestão de recursos, processos e pessoas nas organizações, capacitando os profissionais para transitarem bem, tanto na esfera técnica como na dimensão humana e relacional;

O que você vai aprender?

1. Breve Histórico da Liderança no Mundo

Explore o desenvolvimento da liderança ao longo da história e suas diferentes abordagens.

2. Fundamentos e Estratégias de Liderança

  • Principais correntes de pensamento e estratégias em liderança.
  • Pipeline de Liderança (Ram Charan): Da autoliderança à liderança de equipes.
    • Atividade: Matriz de pipeline — em qual degrau estamos? Quais são os desafios?
  • Fatores Essenciais para uma Liderança Eficaz

3. A "Cadeira" de Liderança

  • Modelo das duas dimensões da “cadeira” (função e papel).
  • Atividade: Análise de ocorrências do dia a dia para aplicação prática.
  • Desenvolvimento de Competências: Plano para desenvolver as habilidades essenciais.
  • Papel do Líder: O que é liderar? O líder como referência e modelo.
  • Papeis x Responsabilidades; Técnica x Relacionamento; Liderança x Gerenciamento.

4. Liderança Situacional

  • Modelo de Paul Hersey e Ken Blanchard.
  • Avaliação da maturidade e prontidão dos membros da equipe.
  • Estilos de liderança e gestão: compreensão situacional para aumentar eficiência.
    • Atividade: Mapeamento da equipe segundo níveis de maturidade.
  • Definindo estilos de liderança mais assertivos.
  • Planos de desenvolvimento pessoal e da equipe.

5. O Líder como Agente de Mudança e Organizador

  • Estratégia, Planejamento, Organização e Controle
  • Gestão de tarefas x Administração do tempo.
    • Atividade: Teste da Tríade do Tempo e identificação de desperdiçadores.
  • Ferramentas: Matriz de Eisenhower e matriz de priorização.

6. O Líder como Influenciador e Negociador

  • Percepção e diversidade: lidando com os outros.
  • Temperamentos Humanos: Entendendo semelhanças e diferenças e seus impactos.
    • Atividade: Teste dos temperamentos humanos.
  • Gestão de perfis e modelos mentais diferentes.
  • Comunicação e Feedback:
    • Elementos de uma comunicação eficaz.
    • Treino: Técnicas para fazer pedidos e esclarecer demandas.
    • Feedback como ferramenta de gestão e feedforward.
    • Atividade: Exercícios de feedback.
  • Assertividade e influência: Quadrante da assertividade.
  • Negociação e Gestão de Conflitos: Estratégias para solução de problemas.
  • Delegação como ferramenta de empoderamento.
    • Atividade: Planejamento e programação de delegações autênticas.

7. O Líder como Gestor de Pessoas e Competências

  • Relacionamento interpessoal: duas dimensões das relações profissionais.
    • Atividade: Construção de bons relacionamentos com FPC.
    • Treino: Habilidades sociais para aprimorar relações no ambiente de trabalho.
  • Ciclo da Gestão de Pessoas: Atrair, aplicar, acompanhar, capacitar, avaliar e movimentar talentos.

A quem se destina

Gestores, coordenadores de área, líderes empresariais e profissionais técnicos que estão sendo preparados para assumir desafios de gestão.

Reinaldo Paiva

PROFESSOR(A)

Reinaldo Paiva Psicólogo, Consultor Empresarial para as áreas de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional, especializado em Neurociências e Terapias Cognitivas, Coaching, Treinamento & Desenvolvimento e Capacitação profissional. Pós-graduado em Gestão de Negócio, Programação Neurolinguística e Consultoria empresarial.

Experiência como Gerente de RH, Change Management em projetos de implantação de novos processos e ERP, Consultor de empresas, Coach executivo e Psicoterapeuta cognitivo. Associado FBTC (Federação Brasileira de Terapias Cognitivas), formado pela ADIGO Consultores em metodologia de Consultoria e Aconselhamento para indivíduos, grupos e organizações, bem como em Professional & Self Coaching e Behavioral Analyst (DISC) pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Pratitioner em Forças de Caráter e Psicologia Positiva pelo Instituto Flow.

Confira os conteúdos e depoimentos do curso

Arquivos para Download

DATAS: 03, 10, 17, 24/02 | 10, 17, 24 e 31/03/2025
HORÁRIO: 18h às 22h
CARGA HORÁRIA: 32h
PAGAMENTO: 10x R$ 318,00 (cartão de crédito) ou 8x R$ 397,50 (boleto)
(Total: R$ 3.180,00)
LOCAL: Blumenau
Rua Iguaçu, 151
FORMAS DE PAGAMENTO:

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A FFM reserva-se ao direito de não abrir turma caso não atinja o número mínimo de candidatos.