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Breve histórico da liderança no mundo
As principais correntes de pensamento e estratégia em Liderança;
Pipeline da Liderança segundo Ram Charam: Liderança de si mesmo para Liderança de outros.
Atividade: matriz de pipeline – em que degrau estamos? Desafios?
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Os fatores fundamentais da liderança
A “cadeira”
Atividade: as ocorrências do dia a dia
Modelo: As duas dimensões da “cadeira” (função)
Plano de desenvolvimento das habilidades necessárias à função
Assumindo o papel de Líder: O que é liderar? O Líder como referência e modelo;
Papeis X responsabilidades;
Tecnicidade X Relacionamento;
Liderança X Gerenciamento.
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Liderança Situacional
O modelo de Paul Hersey e Ken Blanchard
Graus de maturidade ou prontidão dos membros da equipe;
Estilos de liderança e gestão;
Compreendendo a situação e buscando eficiência e eficácia no trabalho;
Atividade: Mapeando a equipe segundo os graus de maturidade
Definindo Estilos de Liderança mais assertivos
Estabelecendo planos de desenvolvimento pessoal e da equipe.
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O Líder como agente de mudança e organizador da rotina
Estratégia, Planejamento, Organização e Controles;
Gestão de tarefas x Administração do tempo.
Atividade: Teste Tríade do tempo e Desperdiçadores de tempo
Ferramentas: Matriz de Eisenhower e Matriz de priorização
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O Líder como influenciador e negociador
Percepção e Diversidade: lidando com os outros;
Os temperamentos Humanos: entendendo semelhanças e diferenças entre as pessoas e seus efeitos na vida corporativa;
Atividade: Teste dos temperamentos humanos
Como lidar com diferentes tipos de perfil e modelos mentais?
Comunicação e Feedback;
Elementos da boa comunicação
Treino: um macete para fazer pedidos eficazes e esclarecer demandas
Feedback como ferramenta de gestão
Treino: feedback e Feedforward
Assertividade e Influência;
Teste: Quadrante da Assertividade
Negociação, Administração de conflitos e Solução de Problemas;
Delegação: conceito, modelo e ferramenta de empoderamento de profissionais.
Atividade: planejando e programando delegações genuinas
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O Líder como gestor de pessoas e competências
Relacionamento interpessoal: as duas dimensões das relações profissionais;
Atividade: FPC- construindo bons relacionamentos no trabalho
Treino: habilidades sociais que fazem a diferença nos relacionamentos
O ciclo da gestão de pessoas;
Atrair, Aplicar, Acompanhar, Capacitar, Avaliar e Movimentar.