curso presencial
9 dias
apostila
coffee break
certificado
Objetivos
Sensibilizar profissionais em fase de preparação para cargos gerenciais e/ou lideranças com necessidades de aprofundamento para a necessidade de investir no desenvolvimento de seu papel como líder, nas competências fundamentais e práticas modernas e inovadoras de gestão;
Oferecer fundamentação teórico-prática acerca do processo eficaz da liderança situacional e do gerenciamento de pessoas e equipes;
Identificar e transformar características e habilidades importantes para o exercício da gestão de recursos, processos e pessoas nas organizações, capacitando os profissionais para transitarem bem, tanto na esfera técnica como na dimensão humana e relacional;
O que você vai aprender?
-
Breve histórico da liderança no mundo
As principais correntes de pensamento e estratégia em Liderança;Pipeline da Liderança segundo Ram Charam: Liderança de si mesmo para Liderança de outros.Atividade: matriz de pipeline – em que degrau estamos? Desafios? -
Os fatores fundamentais da liderança
A “cadeira”Atividade: as ocorrências do dia a diaModelo: As duas dimensões da “cadeira” (função)Plano de desenvolvimento das habilidades necessárias à funçãoAssumindo o papel de Líder: O que é liderar? O Líder como referência e modelo;Papeis X responsabilidades;Tecnicidade X Relacionamento;Liderança X Gerenciamento. -
Liderança Situacional
O modelo de Paul Hersey e Ken BlanchardGraus de maturidade ou prontidão dos membros da equipe;Estilos de liderança e gestão;Compreendendo a situação e buscando eficiência e eficácia no trabalho;Atividade: Mapeando a equipe segundo os graus de maturidadeDefinindo Estilos de Liderança mais assertivosEstabelecendo planos de desenvolvimento pessoal e da equipe. -
O Líder como agente de mudança e organizador da rotina
Estratégia, Planejamento, Organização e Controles;Gestão de tarefas x Administração do tempo.Atividade: Teste Tríade do tempo e Desperdiçadores de tempoFerramentas: Matriz de Eisenhower e Matriz de priorização -
O Líder como influenciador e negociador
Percepção e Diversidade: lidando com os outros;Os temperamentos Humanos: entendendo semelhanças e diferenças entre as pessoas e seus efeitos na vida corporativa;Atividade: Teste dos temperamentos humanosComo lidar com diferentes tipos de perfil e modelos mentais?Comunicação e Feedback;Elementos da boa comunicaçãoTreino: um macete para fazer pedidos eficazes e esclarecer demandasFeedback como ferramenta de gestãoTreino: feedback e FeedforwardAssertividade e Influência;Teste: Quadrante da AssertividadeNegociação, Administração de conflitos e Solução de Problemas;Delegação: conceito, modelo e ferramenta de empoderamento de profissionais.Atividade: planejando e programando delegações genuinas -
O Líder como gestor de pessoas e competências
Relacionamento interpessoal: as duas dimensões das relações profissionais;Atividade: FPC- construindo bons relacionamentos no trabalhoTreino: habilidades sociais que fazem a diferença nos relacionamentosO ciclo da gestão de pessoas;Atrair, Aplicar, Acompanhar, Capacitar, Avaliar e Movimentar.
A quem se destina
Gestores, coordenadores de área, líderes empresariais e profissionais técnicos que estão sendo preparados para assumir desafios de gestão.
Confira os conteúdos e depoimentos do curso
Arquivos para Download
Informações sobre Cursos In Company e descontos diferenciados para grupos e empresas conveniadas,
entre em contato conosco: cursos@fundacaofritzmuller.com.br ou (47) 3057-8001.
A FFM reserva-se ao direito de não abrir turma caso não atinja o número mínimo de candidatos.