curso presencial
ambiente cognitivo
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apostila
coffee break
certificado
Objetivos
Sensibilizar profissionais em fase de preparação para cargos gerenciais e/ou lideranças com necessidades de aprofundamento para a necessidade de investir no desenvolvimento de seu papel como líder, nas competências fundamentais e práticas modernas e inovadoras de gestão;
Oferecer fundamentação teórico-prática acerca do processo eficaz da liderança situacional e do gerenciamento de pessoas e equipes;
Identificar e transformar características e habilidades importantes para o exercício da gestão de recursos, processos e pessoas nas organizações, capacitando os profissionais para transitarem bem, tanto na esfera técnica como na dimensão humana e relacional;
O que você vai aprender?
1. Breve Histórico da Liderança no Mundo
Explore o desenvolvimento da liderança ao longo da história e suas diferentes abordagens.
2. Fundamentos e Estratégias de Liderança
- Principais correntes de pensamento e estratégias em liderança.
- Pipeline de Liderança (Ram Charan): Da autoliderança à liderança de equipes.
- Atividade: Matriz de pipeline — em qual degrau estamos? Quais são os desafios?
- Fatores Essenciais para uma Liderança Eficaz
3. A "Cadeira" de Liderança
- Modelo das duas dimensões da “cadeira” (função e papel).
- Atividade: Análise de ocorrências do dia a dia para aplicação prática.
- Desenvolvimento de Competências: Plano para desenvolver as habilidades essenciais.
- Papel do Líder: O que é liderar? O líder como referência e modelo.
- Papeis x Responsabilidades; Técnica x Relacionamento; Liderança x Gerenciamento.
4. Liderança Situacional
- Modelo de Paul Hersey e Ken Blanchard.
- Avaliação da maturidade e prontidão dos membros da equipe.
- Estilos de liderança e gestão: compreensão situacional para aumentar eficiência.
- Atividade: Mapeamento da equipe segundo níveis de maturidade.
- Definindo estilos de liderança mais assertivos.
- Planos de desenvolvimento pessoal e da equipe.
5. O Líder como Agente de Mudança e Organizador
- Estratégia, Planejamento, Organização e Controle
- Gestão de tarefas x Administração do tempo.
- Atividade: Teste da Tríade do Tempo e identificação de desperdiçadores.
- Ferramentas: Matriz de Eisenhower e matriz de priorização.
6. O Líder como Influenciador e Negociador
- Percepção e diversidade: lidando com os outros.
- Temperamentos Humanos: Entendendo semelhanças e diferenças e seus impactos.
- Atividade: Teste dos temperamentos humanos.
- Gestão de perfis e modelos mentais diferentes.
- Comunicação e Feedback:
- Elementos de uma comunicação eficaz.
- Treino: Técnicas para fazer pedidos e esclarecer demandas.
- Feedback como ferramenta de gestão e feedforward.
- Atividade: Exercícios de feedback.
- Assertividade e influência: Quadrante da assertividade.
- Negociação e Gestão de Conflitos: Estratégias para solução de problemas.
- Delegação como ferramenta de empoderamento.
- Atividade: Planejamento e programação de delegações autênticas.
7. O Líder como Gestor de Pessoas e Competências
- Relacionamento interpessoal: duas dimensões das relações profissionais.
- Atividade: Construção de bons relacionamentos com FPC.
- Treino: Habilidades sociais para aprimorar relações no ambiente de trabalho.
- Ciclo da Gestão de Pessoas: Atrair, aplicar, acompanhar, capacitar, avaliar e movimentar talentos.
A quem se destina
Gestores, coordenadores de área, líderes empresariais e profissionais técnicos que estão sendo preparados para assumir desafios de gestão.
Confira os conteúdos e depoimentos do curso
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