Programa de Desenvolvimento de Líderes - PDL

O curso possibilitará desenvolver habilidades emocionais e técnicas favoráveis à construção de times de alta performance. Ampliação da visão de mercado e de negócio, apoiando-os na busca de resultados mais sustentáveis e perenes, a identificar e transformar características e habilidades importantes para o exercício da gestão de recursos, processos e pessoas nas organizações, capacitando os profissionais para transitarem bem, tanto na esfera técnica como na dimensão humana e social.
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curso presencial

ambiente cognitivo

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Objetivos

Sensibilizar profissionais em fase de preparação para cargos gerenciais e/ou lideranças com necessidades de aprofundamento para a necessidade de investir no desenvolvimento de seu papel como líder, nas competências fundamentais e práticas modernas e inovadoras de gestão;

Oferecer fundamentação teórico-prática acerca do processo eficaz da liderança situacional e do gerenciamento de pessoas e equipes;

Identificar e transformar características e habilidades importantes para o exercício da gestão de recursos, processos e pessoas nas organizações, capacitando os profissionais para transitarem bem, tanto na esfera técnica como na dimensão humana e relacional;

O que você vai aprender?

  • Breve histórico da liderança no mundo

    As principais correntes de pensamento e estratégia em Liderança;
    Pipeline da Liderança segundo Ram Charam: Liderança de si mesmo para Liderança de outros.
    Atividade: matriz de pipeline – em que degrau estamos? Desafios?
  • Os fatores fundamentais da liderança

    A “cadeira”
    Atividade: as ocorrências do dia a dia
    Modelo: As duas dimensões da “cadeira” (função)
    Plano de desenvolvimento das habilidades necessárias à função
    Assumindo o papel de Líder: O que é liderar? O Líder como referência e modelo;
    Papeis X responsabilidades;
    Tecnicidade X Relacionamento;
    Liderança X Gerenciamento.
  • Liderança Situacional

    O modelo de Paul Hersey e Ken Blanchard
    Graus de maturidade ou prontidão dos membros da equipe;
    Estilos de liderança e gestão;
    Compreendendo a situação e buscando eficiência e eficácia no trabalho;
    Atividade: Mapeando a equipe segundo os graus de maturidade
    Definindo Estilos de Liderança mais assertivos
    Estabelecendo planos de desenvolvimento pessoal e da equipe.
  • O Líder como agente de mudança e organizador da rotina

    Estratégia, Planejamento, Organização e Controles;
    Gestão de tarefas x Administração do tempo.
    Atividade: Teste Tríade do tempo e Desperdiçadores de tempo
    Ferramentas: Matriz de Eisenhower e Matriz de priorização
  • O Líder como influenciador e negociador

    Percepção e Diversidade: lidando com os outros;
    Os temperamentos Humanos: entendendo semelhanças e diferenças entre as pessoas e seus efeitos na vida corporativa;
    Atividade: Teste dos temperamentos humanos
    Como lidar com diferentes tipos de perfil e modelos mentais?
    Comunicação e Feedback;
    Elementos da boa comunicação
    Treino: um macete para fazer pedidos eficazes e esclarecer demandas
    Feedback como ferramenta de gestão
    Treino: feedback e Feedforward
    Assertividade e Influência;
    Teste: Quadrante da Assertividade
    Negociação, Administração de conflitos e Solução de Problemas;
    Delegação: conceito, modelo e ferramenta de empoderamento de profissionais.
    Atividade: planejando e programando delegações genuinas
  • O Líder como gestor de pessoas e competências

    Relacionamento interpessoal: as duas dimensões das relações profissionais;

    Atividade: FPC- construindo bons relacionamentos no trabalho

    Treino: habilidades sociais que fazem a diferença nos relacionamentos

    O ciclo da gestão de pessoas;

    Atrair, Aplicar, Acompanhar, Capacitar, Avaliar e Movimentar.

A quem se destina

Gestores, coordenadores de área, líderes empresariais e profissionais técnicos que estão sendo preparados para assumir desafios de gestão.

Confira os conteúdos e depoimentos do curso

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