Gestão Comercial | Design de Estrutura e Prospecção - FDC
- Data: 06 e 07/08/2025
- Horário: 8h30 às 17h30
Demonstrar a inter-relação entre os resultados de receita da área de vendas com o departamento de marketing e a estratégia do negócio. Objetiva ainda otimizar a capacidade do participante de compreender e atuar nas variáveis que impactam a estratégia comercial e seus desdobramentos em processos e indicadores de resultados.
Encontros com exposição participativa, atividades de diagnose e propostas de intervenção em empresas reais através de grupos de trabalho, troca de experiências entre colegas, avaliação e feedback das propostas de intervenção.
Equalização entre estratégia do negócio, estratégia de marketing e estratégia comercial
Sistemas de Informação de Mercado (S.I.M.) como suportes à tomada de decisão
Níveis de maturidade de mercado versus níveis de maturidade de gestão
Framework de Gestão de Marketing e fluxo de operações de vendas
Isomorfismo de mercado versus posição de competitividade
Estrutura da força de vendas (por contratação e por modelagem estrutural)
Cultura de força de vendas: políticas, processos e indicadores
Alinhamento entre competências nas posições hierárquicas: gargalos e erros frequentes
Avaliação da eficácia, eficiência e efetividade da força de vendas
Motivação da força de vendas: estágios do ciclo de carreira do vendedor
CCV x Curva ABC ? Proposta de valor x hierarquia de valor
Gestão de carteiras de clientes e vendedores por Curva ABC simples e ponderada ? Matriz de qualificação de prospects
Plano de execução
Gestão de inatividade de clientes
Priorização GUT
Empresários, diretores, superintendentes, gerentes ou supervisores de vendas, key account managers, escritórios de representação ou representantes comerciais, profissionais de marketing que lidam diretamente com a área comercial, além de vendedores em busca de ascensão profissional.
Doutor em Ciência da Informação (UFMG), Mestre em Administração de Empresas, Especialista em Gestão Estratégica de Marketing, Bacharel em Publicidade e Propaganda, dentre tantos outros cursos na área de gestão
Foi consultor, palestrante e desenvolvedor de soluções do SEBRAE, Coordenador das ONGs ALBM e RMC (ONU) e contribuinte da Exame.com. Foi coordenador de diversos programas executivos no IBMEC por nove anos. Mais de duas décadas de vivência em marketing/vendas como empreendedor, executivo e consultor de empresas de diversos portes e segmentos. É sócio diretor da Axial Consultoria, conselheiro, professor associado da Fundação Dom Cabral atuando em programas abertos, customizados, parcerias e especialização; além de docente no programa Global MBA Business Management e Soluções Corporativas do IBMEC. Autor de artigos científicos e técnicos publicados em periódicos diversos e coautor do livro "É só Marketing? Mais que isso. É sobre tudo que você precisa saber para conquistar mercados e clientes".
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