Fortalecimento de Times

Um programa que visa desenvolver competências comportamentais, individuais e coletivas, a fim de fortalecer o espírito de time. O intervalo entre os módulos permite a experiência do conteúdo aprendido. O módulo seguinte inicia com uma discussão sobre a prática no dia a dia do conteúdo do módulo anterior. Todos os módulos encerram com uma autoavaliação que é a base para o desenvolvimento individual e coletivo, e consciência dos próprios desafios.
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Objetivos

Alavancar os resultados da organização através de:

  • Comunicação assertiva do time e entre áreas da organização;
  • Ótima sinergia do grupo;
  • Melhoria do clima organizacional;
  • Fluidez dos processos;
  • Gestão emocional das pessoas do time;
  • Inteligência relacional/social das pessoas do time;
  • Aumento do senso de autorresponsabilidade;
  •  Aumento do sentido de engajamento;
  • Clarificação da importância dos diferentes perfis em um time.

Conscientizar sobre a importância individual no resultado do time.

Conscientizar sobre o impacto do time na organização como um todo.

Conscientizar sobre o impacto da organização na esfera global.

O que você vai aprender?

MÓDULO 1 - AFINAL O QUE É UM TIME?

  • Conceito e Características de Um Time
  • Fases da Construção de Um Time segundo o Modelo Tuckman
  • O Grande Segredo das Empresas de Sucesso; Desafios de Times Vencedores
  • Lacunas entre as Gerações 
  • Competição x Colaboração

MÓDULO 2 - EU COMO PARTE DO TIME

  • Os Diferentes Estilos Comportamentais segundo William Marston - Teoria DISC
  • A Importância da Diversidade
  • Janela de Johari - O que eu sei e o que eu não sei sobre mim
  •  Teoria da Okeidade e o equilíbrio entre as relações
  • Locus de Controle - Ocupando a Posição de Protagonista - Autoliderança (soft skill)

MÓDULO 3 - LIDANDO COM AS DIFERENÇAS / GESTÃO DE CONFLITOS

  • Mapa Mental - Fatos x Inferências - Flexibilidade e Percepção da Realidade - Cada um com o seu ponto de vista
  • Como se Origina o Comportamento
  • Áreas de Governabilidade - Onde Eu Governo - Controle, Influência e Meio
  • As Fases do Conflito segundo a Tanatologia
  • Desafios do Indivíduo e Desafios do Coletivo
  • Os Estados de Ego e a Triangulação para os Jogos Psicológicos
  •  Cérebro x Mente - Ego, Super Ego e ID ? Aplicando a Pirâmide dos Níveis Neurológicos de Robert Dilts para lidar com as diferenças (soft skill)
  • Gerenciando Crise; Metodologia SCORE (soft skill)
  • A Importância do Aprendizado Coletivo - Times que Aprendem Juntos, Crescem Juntos
  • As 3 Lições que o Google aprendeu com o Projeto Aristóteles
  • Como aplicar as leis sistêmicas de Bert Hellinger para Construir Relações Funcionais

MÓDULO 4 - COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA

  • O que é Comunicação
  • Fundamentos da Comunicação
  • Tipos de Comunicação e Tipos de Comunicador
  • Assertividade na Comunicação e Como Evitar Ruídos na Comunicação
  • O Impacto da Comunicação na Qualidade dos Resultados e no Clima Organizacional
  • Por que a Comunicação não flui?
  • O Poder da Escutatória
  • Introdução à Comunicação Não Violenta - Marshall Rosenberg
  • Gerando Conexões através da Comunicação (soft skill)
  • Comunicação Corporal-Alavancando a Comunicação Interpessoal. Apresentação Pessoal (soft skill)
  • Estabelecendo Rapport - Alinhamento, Sintonia.
  • Comunicação Organizacional - Boas Práticas - Entendendo o que mudou com o Virtual

MÓDULO 5 - INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

  • Entendendo o que é Emoção e o que é Sentimento
  • Desmistificando as Emoções Primárias
  •  Valência das Emoções - Existe Emoção Boa e Emoção Ruim?
  • 5 Pilares da Inteligência Emocional
  • Neurociência e Neuroplasticidade
  • As Competências Emocionais de Daniel Goleman
  • As 5 Feridas Emocionais segundo Lise Bourbeau
  • Como Manter a Saúde Mental-Técnicas da Neurociências para Autorregulação Mental e Emocional
  • 3 Habilidades Humanas Importantes para a Gestão Emocional: Empatia, Colaboração e Autoconfiança (soft skill)

MÓDULO 6 - SOFT SKILLS

  • Soft Skills - Habilidades Comportamentais que fazem a diferença em nossas interações
  • Adaptabilidade
  • Autorresponsabilidade
  • Automotivação
  • Resiliência 

A quem se destina

Times que passaram recentemente por reestruturação; times impactados pela pandemia; times que desejam/precisam alavancar os seus resultados, times que estão com nova gestão, times que almejam uma reciclagem e/ou como premiação para times.

Confira os conteúdos e depoimentos do curso

Fortalecimento de Times - Professora Magda Freitas

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