Objetivos
Conectar a empresa, seu propósito e seu modelo de negócio, com as tendências inevitáveis do mercado, as novas demandas da sociedade e seu impactos ambientais, sociais, econômicos e de cultura/ governança. A partir do diagnóstico e do estágio de ESG na governança da empresa, desenvolver novas alavancas de negócio apoiadas em melhores práticas de ESG, para geração de riqueza, transformação e prosperidade social, ambiental, econômica e cultural/governança a curto, médio e longo prazo (Perenidade da Empresa).
Metodologia
- Aula expositiva dialogada
- Estudo de casos
- Atividades em Grupo
O que você vai aprender?
Módulo 1
- Alinhar conceitos de ESG com temas correlatos
- O que e ESG? Histórico/linha do tempo.
- A relação do ESG com os ODS, Capitalismo Consciente, Felicidade Interna Bruta (GNH), mercado financeiro etc.
- Tendências inevitáveis do mercado (oportunidade e desafios) que impactam no resultado, no valor, na prosperidade e na perenidade das empresas.
- Gestão de oportunidade e riscos de ESG.
Módulo 2
- Conhecer o Estágio de ESG na empresa ? Estágio de ESG na governança da empresa
- Envolvimento/comprometimento da liderança em questões relacionadas a ESG, e a na consolidação do ESG na Cultura Corporativa ? Relação com Stakeholders - O envolvimento da Empresa com seus stakeholders em temas relacionados a ESG
- Capacidade de Resposta - Áreas priorizadas pelas empresas no apoio às demandas da sociedade/comunidade em relação ao ESG
- Transparência – A transparência das iniciativas e a mensuração dos impactos/resultados de ESG
- Estrutura - O ESG está alinhado e integrado a estrutura da Empresa. Existem metas, equipe, política e treinamentos voltados para lidar com as questões de ESG.
- Intenção Estratégica - Como o ESG é visto dentro da Empresa. Para que as empresas realizam parcerias para lidar com questões sociais, econômicas, ambientais e culturais/governança.
- O papel da liderança na consolidação do ESG na Cultura Corporativa. Check-list do ESG na governança/liderança da Empresa.
Módulo 3
- Realizar o Diagnóstico de oportunidades, riscos e potenciais de impacto econômico, social, ambiental e cultural/governança
- Construir a Matriz de Materialidade dos temas relevantes de ESG
- Alavancas de valor
- Visão interna e externa (stakeholders) para priorizar temas de ESG na empresa
- Exemplos e insights de Matrizes de Materialidade
- ESG Playbook
- Artigo - Zadek, S. (2005). A Rota de Responsabilidade Empresarial, Harvard Business Review Brasil
- Identificar oportunidade e riscos de ESG
- Fazer benchmark
- Planejar cenários
- Verificar o entendimento do time, para incrementar o ESG na empresa
Módulo 4
- Priorização Estratégica de ESG da empresa
- A partir dos pontos detectados no diagnóstico, no estágio e nas matrizes de materialidade e do modelo Zadek, de ESG da empresa, definir as prioridades estratégicas de ESG da empresa.
- Preparar-se para o Novo Diferente ? A preparação da empresa para o Novo Diferente
- Definir o Propósito de ESG da empresa ? Valores. ? Propósito. ? Visão. (com ser reconhecido em ESG no futuro)
- Checklist de ESG na Liderança da Empresa.
A quem se destina
Líderes e gestores de empresas que desejam desenvolver diferenciais competitivos através do ESG.
curso em parceria com
Curso exclusivo para empresas participantes PAEX - SC.
Para os participantes do PDD - Programa de Desenvolvimento de Dirigentes do PAEX o curso será incluído como módulo ESG no certificado do programa.
Arquivos para Download
Informações sobre Cursos In Company e descontos diferenciados para grupos e empresas conveniadas,
entre em contato conosco: cursos@fundacaofritzmuller.com.br ou (47) 3057-8001.
A FFM reserva-se ao direito de não abrir turma caso não atinja o número mínimo de candidatos.