ESG - Planejamento e Implantação - FDC

Investidores e sociedade estão optando por empresas que sejam responsáveis socialmente e preocupadas com recursos naturais. Além disso, empresas com visão de futuro pautada nestes critérios demonstram que estão preparadas para enfrentar riscos e consequentemente geram valor a longo prazo para os stakeholders.
AVISE-ME
Quer saber mais? Fale com um consultor.

Objetivos

Conectar a empresa, seu propósito e seu modelo de negócio, com as tendências inevitáveis do mercado, as novas demandas da sociedade e seu impactos ambientais, sociais, econômicos e de cultura/ governança. A partir do diagnóstico e do estágio de ESG na governança da empresa, desenvolver novas alavancas de negócio apoiadas em melhores práticas de ESG, para geração de riqueza, transformação e prosperidade social, ambiental, econômica e cultural/governança a curto, médio e longo prazo (Perenidade da Empresa).

Metodologia

  • Aula expositiva dialogada 
  • Estudo de casos
  • Atividades em Grupo

 

O que você vai aprender?

Módulo 1

  •  Alinhar conceitos de ESG com temas correlatos
  • O que e ESG?  Histórico/linha do tempo.
  • A relação do ESG com os ODS, Capitalismo Consciente, Felicidade Interna Bruta (GNH), mercado financeiro etc.
  • Tendências inevitáveis do mercado (oportunidade e desafios) que impactam no resultado, no valor, na prosperidade e na perenidade das empresas.
  • Gestão de oportunidade e riscos de ESG. 

Módulo 2

  • Conhecer o Estágio de ESG na empresa ? Estágio de ESG na governança da empresa
  • Envolvimento/comprometimento da liderança em questões relacionadas a ESG, e a na consolidação do ESG na Cultura Corporativa ? Relação com Stakeholders - O envolvimento da Empresa com seus stakeholders em temas relacionados a ESG
  • Capacidade de Resposta - Áreas priorizadas pelas empresas no apoio às demandas da sociedade/comunidade em relação ao ESG
  • Transparência – A transparência das iniciativas e a mensuração dos impactos/resultados de ESG
  • Estrutura - O ESG está alinhado e integrado a estrutura da Empresa. Existem metas, equipe, política e treinamentos voltados para lidar com as questões de ESG.
  • Intenção Estratégica - Como o ESG é visto dentro da Empresa. Para que as empresas realizam parcerias para lidar com questões sociais, econômicas, ambientais e culturais/governança.
  • O papel da liderança na consolidação do ESG na Cultura Corporativa. Check-list do ESG na governança/liderança da Empresa.

Módulo 3

  •  Realizar o Diagnóstico de oportunidades, riscos e potenciais de impacto econômico, social, ambiental e cultural/governança
  • Construir a Matriz de Materialidade dos temas relevantes de ESG
  • Alavancas de valor 
  • Visão interna e externa (stakeholders) para priorizar temas de ESG na empresa
  • Exemplos e insights de Matrizes de Materialidade 
  • ESG Playbook
  • Artigo - Zadek, S. (2005). A Rota de Responsabilidade Empresarial, Harvard Business Review Brasil
  • Identificar oportunidade e riscos de ESG
  • Fazer benchmark
  •  Planejar cenários
  • Verificar o entendimento do time, para incrementar o ESG na empresa

Módulo 4

  • Priorização Estratégica de ESG da empresa 
  • A partir dos pontos detectados no diagnóstico, no estágio e nas matrizes de materialidade e do modelo Zadek, de ESG da empresa, definir as prioridades estratégicas de ESG da empresa.
  • Preparar-se para o Novo Diferente ? A preparação da empresa para o Novo Diferente
  • Definir o Propósito de ESG da empresa ? Valores. ? Propósito. ? Visão. (com ser reconhecido em ESG no futuro)
  • Checklist de ESG na Liderança da Empresa.

A quem se destina

Líderes e gestores de empresas que desejam desenvolver diferenciais competitivos através do ESG.

curso em parceria com 

fdc-01

Curso exclusivo para empresas participantes PAEX - SC.

Para os participantes do PDD - Programa de Desenvolvimento de Dirigentes do PAEX o curso será incluído como módulo ESG no certificado do programa. 

Confira os conteúdos e depoimentos do curso

Arquivos para Download

Informações sobre Cursos In Company e descontos diferenciados para grupos e empresas conveniadas,
entre em contato conosco: cursos@fundacaofritzmuller.com.br ou (47) 3057-8001.

A FFM reserva-se ao direito de não abrir turma caso não atinja o número mínimo de candidatos.