• O que é e o que não é negociação;
• Importância da negociação - A negociação como Habilidade Crítica na vida e nos negócios..
• Habilidades do negociador eficaz - Autoconsciência, Comunicação Ativa, Escuta, Empatia, e Gestão de Emoções sob pressão;
• Ferramentas e estratégias de negociação: Modelo Harvard;
• Negociação baseada em interesses; Definindo os interesses e quantificando os resultados;
• Fatores condicionantes na negociação - Tempo, Informação, Poder Percebido, Cultura e Ambiente.
• Características e conceitos de negociação; conhecendo os principais conceitos e as suas relações de identidade;
• A negociação enquanto processo - As fases do processo (preparação, abertura, exploração, barganha, fechamento e pósacordo);
• A importância de planejar a negociação;
• Estratégias e Táticas de negociação – Estratégias Distributivas (Ganhar-Perder) vs. Integrativas (Ganhar-Ganhar).
• Os tipos psicológicos e o comportamento do negociador - Identificando perfis (agressivo, passivo, analítico, relacional) e adaptando sua abordagem de acordo com o comportamento do oponente;
• Interesses e argumentação sólida - Como transformar interesses em argumentos convincentes e como estruturar uma comunicação que persuade logicamente e emocionalmente;
• A criação de critérios objetivos - Uso de Padrões de Legitimidade (pesquisa de mercado, jurisprudência, valor justo) para remover a subjetividade e proteger sua posição;
• Buscando soluções de ganhos mútuos;
• As ferramentas da persuasão na negociação - Aplicação dos 6 Princípios de Influência (Reciprocidade, Autoridade, Escassez, Consistência, Prova Social, Afeição) para influenciar o processo decisório;
• Técnicas de fechamento de acordo;
• Elaborando o seu plano de ação pós acordo;
• Considerações finais. Destacando os pontos chave do processo de negociação.