A importância do capital de giro e do fluxo de caixa.

Fundação Fritz Müller

A importância do capital de giro e do fluxo de caixa.

18 de Julho de 2018

 

Já parou para pensar refletir se o seu Plano de Negócio prevê uma quantia que seja suficiente para manter a empresa funcionando por um tempo, até que o seu negócio tenha adquirido uma estabilidade legal?

Muitos empreendedores preocupam-se apenas com investimentos em infraestrutura, dedicando boa parte do capital para móveis, maquinários, computadores... Porém, na hora de poupar para uma reserva de capital para que o negócio continue funcionando, é comum que muita gente esqueça, ou não dê a devida importância a esse fator.

Empresas que não possuem ou não controlam o chamado capital de giro costumam se endividar e, em casos mais extremos, até quebrar.

Para saber um pouco mais sobre como funciona o capital de giro, controlá-lo e evitar riscos para o seu negócio, elaboramos esse post. Confira como você pode assegurar maior sustentabilidade para a sua empresa!

Primeiramente, é necessário entender o que é o capital de giro. O capital nada mais é do que um montante que corresponde a quantidade necessária para que uma empresa consiga desempenhar suas funções, mesmo que não existam recebimentos suficientes para que ela “gire”. Esse capital pode ser dinheiro em caixa, saldo em conta bancária, mercadorias, aplicações financeiras... E etc. A quantia ideal de capital de giro de cada empresa varia conforme o tamanho, o setor de atuação e até a sazonalidade.

A importância de se controlar o capital de giro de um negócio está relacionada a sua sustentabilidade. Empresas que administram bem esse ativo conseguem se manter ativas e competitivas no mercado por mais tempo. Porém, este não é o único benefício. O controle do capital de giro possibilita que a empresa ofereça melhores condições de venda a prazo para os seus clientes, aumentando a competitividade no mercado.

Com o monitoramento adequado desse ativo, o empreendedor sabe em quanto tempo pode gerenciar seus recebimentos, sem que isso prejudique financeiramente seu negócio. Da mesma maneira, quem controla o capital de giro sabe o melhor momento de comprar, além de conseguir manter suas necessidades operacionais sem tantos riscos.

Por fim, sua administração adequada possibilita que a empresa pague as contas em curto prazo, e, ainda, mantenha o caixa positivo, além de equilibrar as contas do ativo e do passivo do negócio. Somente com esse controle é possível gerenciar melhor o lucro, facilitando investimentos e melhorias no futuro.


Compartilhar:

Sede Blumenau
Rua Iguaçu, 151 - Blumenau | 47 3057 8001
Regionais:
Vale do Itajaí
47 99187-2825
Alto Vale, Planalto e Oeste
47 99965-9529
Norte
47 3804-1080
Sul
48 3622-1686
Siga a FFM