A importância da análise de crédito

Fundação Fritz Müller

A importância da análise de crédito

27 de Junho de 2018

Com a atual situação econômica brasileira, a análise de crédito é uma ferramenta importante para oferecer recursos aos clientes com baixo risco de inadimplência. Assim, é possível qualificar clientes aptos para compras com parcelamentos, sem comprometer as vendas. 

Por mais que pareça uma tarefa complicada, algumas dicas podem contribuir para que essa análise ajude o negócio a chegar em um resultado coerente e benéfico para as finanças. Vejamos algumas das principais práticas de uma análise de crédito eficiente:
 
1. AVALIE O HISTÓRICO DE CRÉDITO
Um dos primeiros pontos para qualificar os clientes é realizar a análise do histórico. Saber como o consumidor se comporta em relação aos seus débitos vai dar uma visão mais clara de qual será, provavelmente, o posicionamento dele em relação à sua empresa.
Essa é uma boa maneira de qualificação porque, se a avaliação revelar que um cliente invariavelmente fica inadimplente, por exemplo, ele pode ser impedido de receber o crédito em apreciação. Essa tapa inicial é como uma espécie de funil, eliminando aqueles que não são bons pagadores e que apresentam o maior risco. 
 
2. CONHEÇA A SITUAÇÃO ECONÔMICA DO CLIENTE
Também é fundamental entender a capacidade econômica do cliente. Ao entregar o crédito para uma empresa, é importante saber se o empreendimento tem recursos para fazer o pagamento conforme combinado.
 
3. TRACE O PERFIL DO CLIENTE
Com todas as informações em mãos, será possível delinear o perfil completo do cliente e, assim, concluir se ele se encaixa no que a empresa exige para liberar o crédito.
Uma análise de crédito realizada com eficiência será essencial para lançar mão do potencial estratégico que esse recurso possui, ao mesmo tempo que garante um retorno satisfatório à empresa.

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