Estratégias para obter sucesso na negociação

Fundação Fritz Müller

Estratégias para obter sucesso na negociação

07 de Junho de 2018

Investir em estratégias de negociação é crucial para garantir o desenvolvimento, crescimento e manutenção do seu negócio, seja qual for o porte da empresa. A ideia de traçar uma estratégia desperta a noção de que é preciso se planejar, pensar bem antes de tomar qualquer medida prática. 

Mas, uma estratégia bem-sucedida é muito mais do que uma preparação antecipada. Por isso, trouxemos 5 coisas imprescindíveis para traçar uma boa estratégia:

1. Defina objetivos bem claros. 

Com tantos objetivos possíveis e muitas maneiras de alcançar cada um deles, escolher o que você pretende alcançar com o seu marketing é o primeiro passo para uma estratégia bem-sucedida. Definindo onde você deseja chegar, fica muito mais fácil se concentrar apenas nas ações que ajudarão a empresa nisso e obter uma noção de quanto tempo isso vai demorar.

2. Comunique-se constantemente.

É muito importante que esse requisito se aplique a todos os setores da empresa, mas quando falamos de estratégia de marketing, é importante intensificar esse critério. Marketing não é somente trabalhar com inspirações e criatividade. Há muitos processos envolvidos nesse trabalho, e a boa comunicação garante que todos os profissionais envolvidos façam o seu melhor a cada momento. 

3. Conheça o ambiente de marketing.

Analise e considere fatores como a situação do segmento de mercado onde sua empresa atua, a capacidade de crescimento, a legislação pertinente, além de seus pontos fortes e fracos. Você provavelmente já pensou em tudo isso na hora de conceber o negócio, mas é importante ter essas informações bem esmiuçadas.

4. Saiba quem são seus concorrentes.

O que vendem, no que ganham, no que perdem. Pontos fracos, fortes... Conhecer a fundo quem disputa o mercado com você e entender suas atividades no mercado pode ser de grande vantagem para o seu negócio. Faça pesquisas pela internet, avalie seus sites e redes sociais e entre em contato pelas alternativas disponíveis para verificar como se comportam e qual a forma de atendimento.

5. Organize-se: monte um cronograma e registre todos os resultados.

Estabeleça datas-limite para a elaboração, implantação, início e fim de todas as ações – e, principalmente, colha todos os dados possíveis sobre elas, tabulando tudo. Utilize ferramentas como o Google Drive para ajudar na organização e compartilhamento de arquivos.

Essas são só algumas das muitas dicas de marketing que podem otimizar os seus processos. Não restrinja seus conhecimentos: faça pesquisas, estude muito sobre esses e demais assuntos abordados na área do marketing e principalmente, esteja sempre aberto a novas informações.


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