Principais características dos OKR

Principais características dos OKR

30 de Maio de 2018

A OKR (abreviação para Objectives and Key Results), que em tradução literal, significa Objetivos e Resultados Chave, é uma metodologia criada para a definição de metas. Originada pela Intel Corporation em 1998 e adotada pelo Google em 1999, quando a empresa estava em seu primeiro ano de existência, a partir desse momento o OKR foi adotado por várias empresas.

Os OKRs são conjuntos de objetivos interligados de uma organização que serão alcançados tanto de maneira individual, quanto coletiva. Esta metodologia ajuda a organizar e distribuir melhor as prioridades da empresa e, quando bem determinada, divide esforços e evita alguns desgastes do dia a dia.

A OKR “se instala” nas empresas para estruturar o alcance de metas, como já foi dito acima. Mas não se assuste, isto é completamente possível. Foi para mostrar que qualquer empresa, independentemente do tamanho, é capaz de implementar OKR que um grupo de profissionais, dentro do Google, começou a usá-la, quando a empresa tinha apenas um ano de existência e ainda não tinha este nome. Deu certo.

Conheça as principais características e diferenças dela em um planejamento anual:

·        Ciclos curtos de definição de metas: os ciclos são trimestrais de desdobramento de metas ao contrário do planejamento anual engessado e estático.

·        Simplicidade: devem ser simples e mensuráveis e compreensão facilitada.

·        Transparência: eles devem ser publicados de forma que seja de conhecimento de toda a organização.

·        Definidos Bottom-up e Top-Down: 60%dos OKRs devem ser definidos pela equipe de funcionários.

·        Stretch Goals: metas que exigem que a equipe ponha a mão na massa, repensando a forma de trabalhar.

·        Separados de remuneração e avaliação: desassociar as metas da remuneração e avaliação é imprescindível para que a equipe possa elaborar metas difíceis e aspiracionais.

Quando bem utilizada, a metodologia do OKR pode ser uma ferramenta de transformação cultural. Obviamente, isso não ocorre instantaneamente. A grande vantagem do OKR é que pode ser aplicada em qualquer empresa. Basta querer adotá-lo!