Métodos de custeio aplicáveis nas indústrias

Fundação Fritz Müller

Métodos de custeio aplicáveis nas indústrias

18 de Maio de 2018

Métodos de custeio são as possíveis formas que as empresas podem utilizar para agregar ao preço de venda seus custos de fabricação. O principal objetivo desse método é a separação dos custos variáveis dos custos fixos e a definição do peso dentro do preço de venda do produto.

Existem alguns métodos, cada um deles possui vantagens e desvantagens, mas, para efeitos contábeis, somente o custeio por absorção é admissível. Abaixo falamos um pouco sobre cada um dos tipos de custeio existentes:

 

CUSTEIO POR ABSORÇÃO

Consiste em atribuir aos produtos e/ou serviços todos os custos de produção, sejam eles diretos ou indiretos, com comportamento fixo ou variável.

 

CUSTEIO VARIÁVEL

Atribui aos produtos e/ou serviços somente os custos variáveis de produção, quer sejam diretos ou indiretos.

 

CUSTEIO PADRÃO

Predetermina os custos antes da produção como sendo o custo normal de um produto e/ou serviço.

 

CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADE (Activity Based Costing – ABC):

Consiste, inicialmente, na identificação dos custos à atividades desenvolvidas pela empresa, para, em seguida, alocar aos produtos com base em medida de consumo apropriada a cada atividade.

Não existe exatamente um melhor método de custeio, pois cada um, do seu jeito, atende necessidades diferentes, e igualmente importantes, nas empresas. Cabe a cada empresa identificar qual o método mais benéfico para o seu negócio. 


Compartilhar:

Sede Blumenau
Rua Iguaçu, 151 - Blumenau | 47 3057 8001
Regionais:
Vale do Itajaí
47 99187-2825
Alto Vale, Planalto e Oeste
47 99965-9529
Norte
47 3804-1080
Sul
48 3622-1686
Siga a FFM