5 dicas: Convivência no Ambiente de Trabalho

Fundação Fritz Müller

5 dicas: Convivência no Ambiente de Trabalho

20 de Abril de 2018

A boa convivência no ambiente de trabalho é uma das condições básicas e fundamentais para manter a produtividade e o bem-estar da equipe. Afinal, pessoas insatisfeitas e em conflitos com as outras tendem a influenciar negativamente o ambiente também.

 

Para manter o bom convívio listamos cinco dicas que podem contribuir para o melhor clima organizacional.

 

1.       Respeite as pessoas igualmente, independente da função que exerça. Quem respeita, será sempre respeitado.

 

2.       Atualmente, boa parte da comunicação é feita através de e-mails, mensagens escritas e aplicativos. Procure demonstrar cordialidade sempre e atente-se ao máximo com a forma como se expressa. Uma vírgula em um lugar errado e falta de entonação podem causar equívocos e situações desnecessárias.

 

3.       Ajude quem precisa e peça ajuda quando tiver dúvidas: lembre-se que estão todos no mesmo barco e ninguém inicia o trabalho em uma empresa sabendo 100%. Pergunte sempre que tiver alguma dúvida.

 

4.       Evite a intolerância: mesmo que estejas num dia ruim, não seja grosseiro com seus colegas de trabalho. Não tire conclusões precipitadas, procure ouvir e saber o que está acontecendo, antes de expor a sua opinião.

 

5.       Organização: manter o seu espaço de trabalho sempre arrumado e limpo é fundamental. Um espaço de trabalho desorganizado pode afetar a sua motivação, diminuir a sua produtividade e a qualidade das tarefas desempenhadas, além de ser um incômodo para os seus colegas.

 

Por fim, esteja aberto para construir um bom relacionamento com as pessoas ao seu redor e colabore para isso. Pequenas atitudes positivas podem fazer toda a diferença no seu dia a dia. 


Compartilhar:

Sede Blumenau
Rua Iguaçu, 151 - Blumenau | 47 3057 8001
Regionais:
Vale do Itajaí
47 99187-2825
Alto Vale, Planalto e Oeste
47 99965-9529
Norte
47 3804-1080
Sul
48 3622-1686
Siga a FFM