Marca é dinheiro: como usar o Branding para chegar ao topo?

Marca é dinheiro: como usar o Branding para chegar ao topo?

29 de Março de 2018

O Branding é a gestão de uma marca: desde a sua concepção até as ações de marketing cotidianas. Apesar de poder ser resumido em poucas palavras, o Branding está em cada departamento da empresa e cada e e-mail marketing que chega aos prospects, clientes, fornecedores e stakeholders. E é por isso que você precisa implantá-lo na sua empresa o quanto antes!

As marcas que você acha espetaculares, mesmo sem identificar o real motivo, são as que melhor trabalham o Branding: elas surpreendem o público, transmitem autoridade no que fazem, são lembradas e desejadas. Não é só o produto ou o serviço; nem só o atendimento do e-commerce ou apenas as propagandas impactantes. Branding é o conjunto da obra que forma a boa reputação de uma marca.

Quer que a sua marca atinja esse patamar de sucesso e permaneça no topo? É para isso que a Fundação Fritz Müller está com vagas abertas para o curso Marca é dinheiro: introdução à ciência do Branding. Como sabemos que você tem pressa, elaboramos um conteúdo robusto e esclarecedor, transmitido em apenas 12 horas que valem por um ano inteiro de investimento.

Para dar uma prévia e permitir que você se prepare para ser um expert no assunto, vamos às formas de aplicação.

Formas de aplicação do Branding

Para começar, entenda que as pessoas não compram o que você vende, mas sim, por que você vende. Seus clientes querem se identificar com a sua marca. Querem sentir que têm algo em comum para fazer sentindo consumir o que você vende. Seu produto precisa ter mais do que uma função: precisa de significado. Então você precisa definir este significado com a sua equipe de marketing e passar a aplicá-lo em toda a sua comunicação: interna, externa e nas práticas sustentáveis.

Defina um propósito: as pessoas precisam saber e compreender os valores e objetivos da marca. Precisam também sentir segurança de que ela tem capacidade de se adaptar às novas tendências do mercado e continuar crescendo.

Engaje seu público interno: eles são os primeiros que precisam defender a marca. Para isso, invista em gestão do capital humano.

Engaje seu púbico externo: para todo o restante das pessoas, sejam clientes ou apenas o público em geral, os valores da marca também precisam estar claros:

- O que sua marca defende e como defende?

- Qual é a mudança que ela pode provocar na vida das pessoas?

- Como se diferencia da concorrência?

- Sua marca atende às expectativas do público e está presente quando eles esperam que esteja?

Responda a todas estas questões e terá uma visão mais clara e ampla do propósito do seu negócio.

Atualize-se, mas mantenha o DNA: por mais que suas campanhas de comunicação sejam engajadoras e modernas, a identidade da sua marca, aquela que as pessoas acreditam e defendem, precisa estar sempre presente, alinhada ao propósito que você definiu lá no início. Com todos estes pontos em mente será possível alinhar as estratégias que formam uma marca robusta, consolidada e que domina a arte de encantar e fidelizar clientes.