5 passos para começar a administrar conflitos na sua empresa

Fundação Fritz Müller

5 passos para começar a administrar conflitos na sua empresa

23 de Março de 2018

Conflitos fazem parte da vida, pois são o ponto de partida para o autoconhecimento e a evolução. Precisamos detectar problemas e ter dúvidas para sentirmos necessidade de encontrar soluções. O desenvolvimento dessa capacidade de encontrar soluções é que deve ser aprimorado por meio da administração dos conflitos, seja consigo mesmo ou com as pessoas em volta. Se não houver a mediação, não encontra-se uma solução perene.

 

E então, como podemos começar a desenvolver a capacidade de administrar conflitos em qualquer aspecto da vida, seja pessoal ou profissional? Veja estes passos:

 

1 - Autoconhecimento

Para desenvolver qualquer nova habilidade precisamos saber quais são nossas fraquezas e forças; defeitos e qualidades. Estar consciente do que precisa mudar e no que pode aprimorar e valorizar em si mesmo é o primeiro passo para compreender o mundo à sua volta e conseguir lidar com as pessoas.

 

2 - Empatia

Quando o conflito acontece envolvendo outras pessoas, por exemplo seus liderados na empresa, antes de julgar quem está certo e errado é preciso ter a capacidade de enxergar o problema pela perspectiva de cada envolvido, compreendendo o modelo mental de cada um, que o levou a reagir de determinada maneira diante da situação conflituosa ou fazendo com que ela existisse.

 

3 – Identificação do tipo de conflito

Os conflitos são basicamente divididos em funcionais e disfuncionais, ou seja, com consequências positivas ou negativas para o ambiente de trabalho e as pessoas envolvidas. Além disso, os tipos de conflitos também podem ser divididos entre:

 

Conflito de tarefa: relacionado ao conteúdo e metas estipulados para o trabalho;

Conflito de relacionamento interpessoal: envolvendo situações complexas entre os membros da equipe;

Conflito de processo: relacionado ao modo de execução do trabalho.

 

Quando percebe o tipo de conflito assim que se depara com a situação, pode definir a forma de intervenção que utilizará para mediá-lo com eficácia.

 

4 – Identificação do nível do conflito

Sim, há níveis diferentes de conflito e nem sempre você pega o problema do início, então precisa saber identificar a que pé está uma situação para agir no ponto certo. Podemos dividi-los entre:

 

Conflito percebido (latente): os envolvidos percebem a existência do conflito por causa das diferenças de objetivos entre eles. O conflito existe potencialmente.

Conflito experienciado (velado): mais do que a percepção da sua existência, nesta fase o conflito afeta emocionalmente os envolvidos.

Conflito manifesto (aberto): quando o conflito já foi percebido, afetou emocionalmente os envolvidos e foi também manifestado, sem dissimulação.

 

5 – Medição das consequências

Para ser considerada uma solução de conflito, a atitude tomada pelo mediador precisa prever o que virá depois que a situação for controlada. Não basta que seja momentânea; é preciso também trazer benefícios, aprendizado e ser o ponto de partida para relacionamentos melhores.

 

Especialmente nas situações conflituosas entre equipes, o líder precisa estar ciente de que muitas vezes elas ocorrem pelo peso na atmosfera de trabalho, gerado pela pressão dos prazos e pela falta de um mapa ágil para organizar os processos.

 

Outro fator que pode ser aprimorado para que a atmosfera de trabalho seja tranquila, agradável e eficiente é saber dar voz ativa aos colaboradores para que expressem suas opiniões, positivas e negativas, sempre que sentirem necessidade, antes que uma situação evolua para um conflito grave.

 

Capacite-se para mediar conflitos com excelência

 

Portanto, conflitos sempre existirão em todo tipo de relação, e eles podem ser construtivos quando bem administrados. Como anda a administração de conflitos na sua empresa? Existe uma capacitação que vise a utilização de ferramentas adequadas para subsidiar a administração de conflitos? Se você deseja se aprofundar no tema e tornar-se um exímio mediador de conflitos, matricule-se no curso Administração de Conflitos que está com vagas abertas da FFM.  


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