Como equilibrar a vida pessoal e profissional

Fundação Fritz Müller

Como equilibrar a vida pessoal e profissional

16 de Março de 2018

Qual é a sua motivação para levantar da cama todos os dias e fazer o que faz? Para alguns é ver o sorriso dos filhos, para outros é dar mais um passo rumo a um objetivo traçado, e há quem acorde meio na dúvida, mas levanta assim mesmo enquanto busca uma resposta.

 

A verdade é que independentemente do propósito que coloca-se para ter motivação diária, o que todos realmente desejam é a paz consigo mesmo e com o mundo em volta. A partir daí é possível perceber que já se conquistou todo o necessário para sentir-se verdadeiramente realizado.

 

Essa paz, que parece estar tão distante, nada mais é do que o equilíbrio entre cada campo da vida. Para alcançá-lo, alguns bons hábitos podem ser desenvolvidos com determinação e persistência, pois cada dia é cheio de contratempos e surpresas: não há como evitá-los, mas é possível lidar com eles.

 

1 Separe a vida pessoal da profissional

Tudo bem, a vida é uma só e os aspectos pessoal e profissional acabam se mesclando, pois um dá sentido ao outro. Mas de forma prática, viva um de cada vez para conseguir lidar com as emoções e usufruir de momentos plenos na companhia das pessoas.

 

Quando sair do trabalho, deixe as preocupações profissionais sobre a mesa e só volte a pensar nelas no dia seguinte. Da mesma forma, quando voltar para o trabalho, dedique-se exclusivamente a ser o melhor profissional que puder. Só assim será competente em ambos os campos e verá resultados positivos que farão pessoal e profissional se complementarem.

 

2 Organize-se

O hábito da anotação é seu grande aliado para conseguir organizar seu dia, fazer planos, traçar metas e gerenciar sua rotina sem sentir-se sobrecarregado. Quando mantém todos os compromissos e preocupações na mente, necessita ficar pensando em tudo ao mesmo tempo. Quando anota, consegue ter uma visão mais clara sobre o que é prioridade e em que momento será resolvido.

 

3 Confie na capacidade de quem está ao seu lado

A necessidade de ver as coisas acontecendo com maestria pode fazer você abraçar mais responsabilidades do que deveria e acabar vivendo com exaustão mental e desgaste emocional. Não tenha medo de distribuir as tarefas, seja em casa ou no trabalho. Não pense que só você sabe fazer determinada coisa, pois quando precisar se ausentar, alguém o fará, você concordando ou não.

 

4 Seja flexível e adaptável

Já ouviu falar que “Na natureza não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”? Aí está mais uma poderosa fonte para encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

 

As coisas podem funcionar bem do jeito que você faz agora, mas novas necessidades virão e você terá que evoluir e se adaptar. Ao invés de ser resistente às mudanças e sofrer porque não consegue impedi-las, use sua criatividade e seu poder de adaptação para descobrir novas habilidades e vislumbrar novos horizontes. Permita-se descobrir o novo, atrair oportunidades, ter experiências, adquirir novos conhecimentos, que nem sempre virão da forma mais fácil e bela. Mas se puder ver cada pessoa e cada situação que cruza o seu caminho como professores que exercitam a sua consciência, conseguirá tirar proveito de todos eles.

 

5 Viva o momento presente

Planejar o futuro é preciso, mas ele só vai existir se você concentrar-se em viver o presente. Portanto, faça planos, eles alimentam a alma. Mas equilibre os pensamentos no futuro com o que você faz no agora para que eles tornem-se reais. Não adianta imaginar seu filho na universidade e conquistando um bom trabalho se não dedicar um momento diário para dar atenção e carinho a ele. Não faz sentido imaginar-se em um cargo de liderança se não souber despertar a inspiração nas pessoas agora.

 

Toda colheita farta é precedida por um plantio dedicado. Afinal de contas, quando finalmente alcançar cada sonho que almejou, perceberá que o verdadeiro sentido do seu esforço foram as vivências do caminho.    


Compartilhar:

Sede Blumenau
Rua Iguaçu, 151 - Blumenau | 47 3057 8001
Regionais: Litoral
47 99184-5183
Norte
47 3804-1080
Sul
48 3622-1686
Oeste
47 99187-2825
Alto Vale e Planalto
47 99965-9529
Siga a FFM