Como usar a gestão do capital humano para desenvolver sua empresa

Como usar a gestão do capital humano para desenvolver sua empresa

16 de Fevereiro de 2018

Costumamos reforçar, porque é verdade, que uma empresa é feita por pessoas. Por mais que se tenham ferramentas tecnológicas para a inovação dos processos, todas elas ainda necessitam de conhecimento de pessoas para funcionarem. Portanto, o maior valor econômico das organizações é o capital humano. De forma simplificada, para saber qual é o seu capital humano, basta imaginar o que sobraria se lhe tirassem todos os bens materiais.

O capital humano, na visão organizacional, é tudo aquilo que compõe um profissional: seu conhecimento, habilidades, capacidades (mesmo as ainda não desenvolvidas), experiências, inteligência, postura e valores individuais.

Tudo isso, ninguém pode tirar de você, mas pode ajudar a aprimorar. Esse aprimoramento constante é o que empresas de sucesso aplicam por meio de uma gestão do capital humano. Esse termo começou a ser mencionado e valorizado depois que as indústrias começaram a notar que a queda dos seus resultados não se restringia à desatualização de seus equipamentos e bens tangíveis. Mas sim, que muitos estavam investindo em educação, agregando muito mais valor ao negócio.

Foi aí que surgiu a separação entre ativo tangível e intangível. Nesta segunda, entram softwares, sistemas e, também, capital humano: todos valores que não se pode tocar, mas que são essenciais para o desenvolvimento organizacional.

São várias formas que a empresa tem para realizar uma boa gestão do capital humano, que valorize as pessoas e promova o engajamento e a retenção de talentos, formando uma equipe completamente alinhada com o propósito da empresa:

Realizar um processo de recrutamento adequado

Desde o processo de seleção a empresa deve estar preparada para detectar os talentos que estejam alinhados com a cultura organizacional e que tenham as competências para cada vaga, mesmo que estas precisem ser treinadas e desenvolvidas. Clique aqui e veja formas de atrair os melhores talentos para sua empresa.

Implementar a cultura de aprendizagem

Disponibilizar treinamentos, atualizações e conteúdo relevante para todos os colaboradores, desde estagiários até líderes de setor. Eles devem estar habituados a uma constante busca por aprimoramento, pois sabem o benefício que novos conhecimentos lhes traz, pessoal e profissionalmente. Clique aqui e conheça 5 passos para implementar a cultura de aprendizagem na sua empresa.

Oferecer avaliação de desempenho e plano de carreira

A melhor forma de valorizar a adesão à cultura de aprendizagem é por meio do reconhecimento. A avaliação de desempenho junto de um plano de carreira faz com que o colaborador veja resultado na sua dedicação em se aprimorar constantemente, então estará cada vez mais engajado em continuar crescendo e fazendo a empresa crescer.

Desenvolver a gestão de projetos por meio do Mapa Ágil

Para que os colaboradores possam colocar em prática seus novos conhecimentos e ter acesso a bons resultados na avaliação de desempenho, precisam estar amparados por processos que funcionem com dinamismo e organização, aumentando sua capacidade de entrega. Saiba mais sobre Mapa Ágil aqui.

Ter uma boa comunicação interna e endomarketing

O feedback dos colaboradores deve ser possível de forma facilitada com relação a todos os processos acima sugeridos, pois lhes estimula a serem mais proativos. É fundamental que estejam por dentro do que acontece na organização para sentirem-se parte do negócio que estão emprenhados em fazer crescer.

A empresa deve estar aberta a ouvir sugestões e providenciar melhorias, de acordo com as novas necessidades apontadas pelos colaboradores. Veja aqui como melhorar a comunicação interna na sua empresa.

Agora que você compreendeu a importância da valorização das pessoas e viu de que formas pode implantar essa estratégia, quer se aprofundar em cada uma destas soluções e começar a transformar a gestão do capital humano da sua empresa? Todas elas e muitas outras estão disponíveis na agenda da Fundação Fritz Müller. Conheça agora e entre em contato conosco para tirar suas dúvidas.