5 passos para implantar a cultura de aprendizagem na sua empresa

Fundação Fritz Müller

5 passos para implantar a cultura de aprendizagem na sua empresa

09 de Fevereiro de 2018

Para ter um crescimento saudável e contínuo, toda empresa deve investir nas pessoas. Isso inclui o bom relacionamento com seus stakeholders, a satisfação dos seus clientes e o desenvolvimento dos seus colaboradores. Neste último caso, a estratégia mais eficaz é implantar a cultura de aprendizagem, propiciando novos conhecimentos e estimulando o engajamento de todos na rotina de trabalho e novos treinamentos.

 

Quando a empresa oferece crescimento pessoal e profissional de qualidade aos colaboradores, eles sentem-se valorizados e começam a participar mais ativamente dos processos em busca dos resultados. Ao mesmo tempo em que novos conhecimentos abrem as portas da mente para a inovação, também abrem as portas do coração para a gratidão, e assim, as relações internas começam a ganhar um sentido de coletividade que fortalece todo o grupo.

 

Mas, o que é preciso fazer para implantar a cultura de aprendizagem na empresa e manter os colaboradores participativos? Veja estes 5 passo para começar a planejar as mudanças.

 

1 – Desenvolva um cronograma

A organização de processos é fundamental para que todos saibam por qual caminho seguir e o objetivo a ser alcançado. Com a rotina de treinamentos não é diferente.

Reúna a equipe de desenvolvimento humano e os líderes de cada área para estabelecerem quais são os treinamentos e cursos de desenvolvimento pessoal que podem ser úteis para cada área durante o ano ou o semestre.

Em seguida, defina de que forma estes treinamentos serão aplicados: se por equipe interna, empresa terceirizada; melhores datas e horários e trabalhe no desenvolvimento do conteúdo.

 

2 – Divulgue o cronograma

Utilize a comunicação interna e endomarketing para estimular a participação dos colaboradores nos treinamentos e cursos. Divulgue de forma organizada, clara e intensiva, lembrando que o objetivo é o crescimento individual e coletivo, e que a participação será valorizada.

 

3 – Dê o exemplo

Os líderes e gestores também necessitam de constante aprimoramento pessoal e profissional, de acordo com sua área de atuação. Então, se quiser que os colaboradores enxerguem a cultura de aprendizagem com a devida importância e sejam participativos, ela deve fazer parte da rotina de todos na organização.

 

4 – Mantenha as portas abertas para sugestões

No início da implantação de uma cultura de aprendizagem, muitos testes são feitos para ver se os resultados serão satisfatórios. Talvez tenha sido escolhido um curso com conteúdo pouco relevante ou os horário definidos não favoreçam a participação de todos.

As melhores pessoas para opinar sobre estas questões são os próprios participantes, portanto, deixe claro que a empresa está aberta para receber o feedback e sugestões de melhorias vindas de todos.

Essa atitude irá otimizar o cronograma de treinamentos e cursos, aumentar a participação dos colaboradores e estimulá-los a serem proativos, pois perceberão que sua opinião realmente importa.

 

5 - Não tenha medo de perder colaboradores – valorize o engajamento

Em muitas organizações ainda predomina um pensamento hierárquico errôneo de que oferecer novos conhecimentos é incentivar a perda de funcionários. Mas isso só irá acontecer se a cultura de aprendizagem for defasada, pois ao mesmo tempo em que se oferece um curso de atualização é preciso valorizar o colaborador que concluiu essa nova etapa da sua vida profissional.

As formas de valorização podem acontecer por meio da oferta de certificados, premiações, bônus, aumentos salariais e programas de carreira que gerem o sentimento de pertencimento do colaborador com a empresa.

 

Por que alguém iria querer deixar um emprego onde é valorizado e constantemente estimulado a crescer?! Essa é a lógica que precisa ser aplicada. 

Invista na cultura de aprendizagem e perceba o quanto ela é poderosa para o aprimoramento dos processos e o fortalecimento da cultura geral da organização.


Compartilhar:

Sede Blumenau
Rua Iguaçu, 151 - Blumenau | 47 3057 8001
Regionais: Litoral
47 99184-5183
Norte
47 3804-1080
Sul
48 3622-1686
Oeste
47 99187-2825
Alto Vale e Planalto
47 99965-9529
Siga a FFM