5 dicas para definir o propósito da sua empresa

Fundação Fritz Müller

5 dicas para definir o propósito da sua empresa

06 de Fevereiro de 2018

Ao despertar pela manhã e se preparar para ir trabalhar, o que você está indo fazer na empresa, por meio da sua profissão? Muitos responderiam simplesmente, ajudar a aumentar os lucros. Bem, não está errado, mas qual é o verdadeiro propósito disso?

 

Se você não sabe a resposta, provavelmente a empresa não tem ou não está sabendo orientar-se pelo seu propósito, que deve ter a função de inspirar o orgulho e fazer todos acreditarem que o seu trabalho realmente tem um impacto no mundo.

 

As empresas que mais crescem todos os anos têm um propósito definido – inclusive, algumas demoraram mais para crescer no início por não aceitarem se desviar do seu propósito. Para exemplificar, a Kellogg´s, marca dos cereais matinais, tem o propósito de “nutrir famílias para que elas floresçam e prosperem”. A Iag seguradora tem o propósito de “fazer do seu mundo um lugar mais seguro”. A farmacêutica Libbs tem o propósito de “ajudar as pessoas a ter uma vida plena”. Percebeu o impacto?!

 

Diferente da missão – que descreve o negócio, da visão – que indica onde a empresa deseja estar em alguns anos, e dos valores – que descrevem a cultura organizacional, o propósito deve inspirar e dar orientação prática.

 

Um propósito bem definido faz parte da estratégia de atuação do negócio, alinhando e engajando a todos os envolvidos. Assim, consegue-se construir uma marca mais sólida e próxima dos clientes e da comunidade. Mas então, por onde começar a definir um propósito?

 

1 – Responda: Qual a importância do seu negócio para as pessoas?

As perguntas a fazer para si mesmo são várias quando deseja encontrar o propósito do seu negócio. Lá no início, quando teve a ideia de abrir a empresa, qual era a solução principal que desejava oferecer aos seus clientes? Por que o seu negócio faria diferença na vida deles? Por que ele é diferente dos outros da concorrência? Comece questionando-se sobre isso e anotando as respostas.

 

2 – Priorize as pessoas

Seguindo a questão anterior sobre a importância do seu negócio para as pessoas, lembre-se que elas são prioridade. Os stakeholders, os colaboradores, os clientes, todos são pessoas e é de pessoas que a empresa é feita; é para pessoas que a empresa existe. Seu propósito deve focar no melhor que você pode oferecer às pessoas.

 

3 – Pense grande

Não tenha medo de vislumbrar um propósito que parece maior do que pode alcançar (desde que realmente seja possível alcançar). Você precisa fazer a diferença e melhorar a vida das pessoas para ser relevante. Então, quais são os maiores problemas do mundo que sua empresa poderia ajudar a solucionar? Ter um propósito inspirador e desafiador faz com que todos acreditem no sucesso do negócio e trabalhem para fazer parte disso.

 

4 – Seja simples e claro

Depois de responder a todas as perguntas sugeridas acima, precisa conseguir resumir o seu propósito em uma frase simples e clara, que seja fácil de compreender sem maiores explicações. Uma definição autêntica, que não seja mais do mesmo; que de fato esteja conectada com a missão da empresa e que seja o suficiente para alguém ler e dizer: “quero fazer parte disso”.

 

5 – Conte com um profissional especialista

Por mais que você tenha conseguido seguir sozinho os passos para a definição do propósito da sua empresa, a orientação de quem trabalha exclusivamente com isso é sempre bem-vinda para lhe dar a certeza de ter definido o propósito ideal. Afinal, ele irá fazer parte de toda a estratégia de atuação do negócio a partir de agora.

 

Pesquise por profissionais com um bom portfólio e consulte empresas que já contrataram o serviço para ter maior segurança. Este especialista também irá orientar sobre como começar a implantar o propósito em todas as ações da empresa, criando valor social e econômico a ser alinhado e compartilhado.

 

A prosperidade do negócio está intimamente ligada à sua capacidade de entender o mercado de forma diferente do óbvio e superficial. Faça uma gestão voltada para o seu propósito e verá que este é o ponto de partida para alcançar seus resultados. 


Compartilhar:

Sede Blumenau
Rua Iguaçu, 151 - Blumenau | 47 3057 8001
Regionais:
Vale do Itajaí
47 99187-2825
Alto Vale, Planalto e Oeste
47 99965-9529
Norte
47 3804-1080
Sul
48 3622-1686
Siga a FFM