Está na hora de debater transparência e ética nas organizações

Está na hora de debater transparência e ética nas organizações

26 de Janeiro de 2018

A conduta ética favorece os negócios de organizações comprometidas com a construção de uma sociedade melhor e mais democrática. Se no passado esse fator já era importante para promover uma imagem de respeito, hoje em dia é ainda mais.

As pessoas estão cada vez mais atentas e interessadas em produtos e serviços que tenham um propósito social e que trabalhem com transparência e ética, fazendo questão de tornar suas ações públicas. É assim que se conquista a admiração e o engajamento dos colaboradores e se ganha a confiança dos stakeholders, clientes e do público em geral.

Por conta dessa necessidade de estar em constante atualização para que a gestão das empresas se adapte ao novo, as formas de colocar a transparência e a ética em prática são muito bem organizadas atualmente. Duas formas muito eficientes de implementar valores como honestidade e moral são por meio da função de compliance e da sustentabilidade.

Compliance é assumir que a empresa age em sintonia com as normas políticas e diretrizes estabelecidas pelos órgãos de regulamentação para o seu segmento de negócio. As práticas de responsabilidade socioambiental caminham bem ao lado da compliance, fortalecendo os valores da empresa e sua visibilidade no mercado.

Depois de fazer estas implementações é preciso disseminá-las e levá-las a sério por todos na organização. Hoje em dia não admite-se mais a falta de comprometimento e uma atitude de fachada apenas para manter o público entretido, enquanto membros mal intencionados varrem a sujeira para baixo do tapete.

Parte dessas boas práticas também é um compromisso verdadeiro com a mudança e o crescimento de todos, de forma igualitária, pois as empresas que mais crescem compreendem que seu verdadeiro valor são as pessoas.

Se este assunto é do seu interesse e gostaria de se aprofundar, adquirindo uma visão ampla e estratégica sobre os novos conceitos da transparência e da ética, convidamos a participar do Workshop Transparência e Ética nas Organizações: os conceitos não são mais os mesmos que será realizado na FFM no dia 06 de fevereiro.

Regionais: Litoral
Oeste