Cenários importantes para investir nos negócios em 2018

Fundação Fritz Müller

Cenários importantes para investir nos negócios em 2018

15 de Dezembro de 2017

Faltando duas semanas para encerrarmos mais um ciclo de 365 dias, o Brasil finaliza 2017 com crescimento econômico. Apesar de termos passado um ano conturbado na política e economia, as coisas estão melhorando e as oportunidades de negócio voltam a aparecer, com mais solidez.

 

De acordo com o último relatório “Panorama da Economia Mundial” divulgado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) no dia 10 de outubro, não só o Brasil, mas diversos países do mundo tendem a melhorar sua economia nos próximos anos. Internamente, acompanhamos esse crescimento em dados través do IBC-Br (índice do Banco Central). No primeiro trimestre houve um crescimento do PIB de 1,1% em relação ao trimestre anterior. No segundo trimestre o crescimento foi de 0,39% comparado ao primeiro trimestre, e no terceiro trimestre continuou a crescer e acelerar, com alta de 0,58% sobre o segundo trimestre.

 

Se você estiver pensando em investir no próprio negócio, continue a planejar, pois o período é fértil.

 

A volta da empregabilidade e o aumento dos investimentos estrangeiros

O cenário da empregabilidade começou a melhorar aos poucos logo no início de 2017, e continua crescendo.

 

Com a população empregada, o consumo aumenta. Com mais consumo, as vendas aumentam e as contratações também, criando círculo virtuoso de recuperação econômica.

O Brasil também teve uma movimentação recorde dos investimentos estrangeiros diretos no país no primeiro semestre de 2017. Estes correspondem às empresas estrangeiras que iniciaram negócios no Brasil, que compraram empresas brasileiras ou investiram nos negócios que já tinham aqui.

As startups entram fortemente na lista desses investidores, podendo ser a chave para o sucesso dos negócios no próximo ano.

 

Queda da taxa de juros

A inflação caiu para o nível mais baixo desde 1999, o que significa que o processo de queda de juros continua.

 

Conforme a taxa de juros fica mais baixa, os bancos são estimulados a aumentar os créditos, o que também beneficia o mercado, pois aumenta o consumo de bens e serviços, especialmente de alto valor agregado, como imóveis e automóveis. Mais dois mercados em que as perspectivas de bons negócios são otimistas.

 

Para aproveitar as oportunidades é necessário conhecimento estratégico

De modo geral, com a situação de crescimento econômico a todo vapor em todos os setores, um bom empreendedor sabe que basta um passo em falso para perder investimentos e oportunidades.

 

Mais do que nunca, a forma mais segura para tomar decisões assertivas é buscar conhecimento estratégico na área pretendida. Cursos de atualização e especialização estimulam o desenvolvimento de uma reflexão ampla do cenário político e econômico mundial, nacional e regional, fator essencial para que o empreendedor preveja seus passos futuros com mais segurança.

 

Obter conhecimento e proporcionar melhorias constantes para o negócio, sempre acompanhando as tendências de negócios e gestão, é o que diferencia empreendedores de sucesso dos que sonham com ele, mas não têm as ferramentas necessárias para construir a ponte que leva ao topo. Comece 2018 adquirindo conhecimento: o mais poderoso bem, que não corre risco de desvalorização.


Compartilhar:

Sede Blumenau
Rua Iguaçu, 151 - Blumenau | 47 3057 8001
Regionais: Litoral
47 99184-5183
Norte
47 3804-1080
Sul
48 3622-1686
Oeste
47 99187-2825
Alto Vale e Planalto
47 99965-9529
Siga a FFM