Combate à corrupção: como sua empresa pode praticar?

Combate à corrupção: como sua empresa pode praticar?

08 de Dezembro de 2017

Neste 9 de dezembro é o Dia Internacional de Combate à Corrupção. Especialmente no Brasil, a palavra “corrupção” está presente no dia a dia da população, quando presenciam ou ouvem falar sobre situações de fraudes, desonestidade e ilegalidade, mas poucas vezes sabendo o que fazer para combatê-los.

Atividades estas que, em muitos casos, já se tornaram culturais, pois muito se fala da corrupção no governo e de grandes corporações, entretanto, quando não tomam-se as providências adequadas para eliminá-la, acaba por se transformar em um vício quase que irracional para a sobrevivência.

Quando um único cidadão percebe que não terá seus direitos preservados por aqueles que deveriam defendê-lo, pode chegar ao ponto de não ver saída senão agir de forma corrupta para que não lhe falte o básico para viver.

Nos pequenos atos corruptos do dia a dia é que a corrupção se instala e todos fingem estar cegos para sua presença, mesmo estando diante de seus olhos, provocando seus valores, duvidando da sua honestidade, forçando seus instintos a decidirem lutar ou se entregar.

Dentro dessa perspectiva, quem tem voz e visibilidade deve utilizá-los para erguer a bandeira contra a corrupção, abrindo espaço para que se fale sobre o problema e formas de combatê-lo, e encorajando toda a sociedade a participar ativamente desse processo.

Compliance - a sua empresa pode fazer a diferença no combate à corrupção

Se você, empresário, está pensando de que forma pode utilizar a voz e a visibilidade da sua empresa para atuar no combate à corrupção, a resposta está em começar de dentro para fora: dando o exemplo.

Apontar o dedo para quem é desonesto e corrupto não tem a mesma força do que mostrar a toda uma comunidade e grupo de colaboradores como é que se deve agir. Entretanto, estabelecendo a função de compliance nas práticas da sua empresa, você se posiciona a favor da transparência, da honestidade e da boa reputação.

Compliance significa agir em sintonia com as regras. Ou seja, atuar em linha com as normas, políticas e diretrizes estabelecidas pelos órgãos de regulamentação para o seu segmento de negócio.

Obedecer ao regime CLT, estar em conformidade contábil de acordo com os padrões internacionais, cumprir com as obrigações fiscais, adequar os processos internos às normas técnicas da certificação ISO e atuar com responsabilidade socioambiental são práticas fundamentais de compliance.

Muito mais do que adequação jurídica

Mesmo a maioria das práticas sendo obrigatórias, podendo o seu descumprimento resultar em multas, restrições e punições judiciais, você pode criar um pedestal especial para dar mais visibilidade à função de compliance na sua empresa.

Faça desta prática um valor, que seja motivo de orgulho e admiração para os stakeholders e que, além de tudo, irá aumentar a solidez dos objetivos estratégicos do seu negócio, melhorando a qualidade das atividades, economizando em recursos e fortalecendo sua marca no mercado.

Como instalar a função de compliance na empresa?

O primeiro passo para estabelecer um setor voltado à função de compliance dentro da empresa é analisar se já existe e como funciona a governança corporativa dentro da organização. A partir desse esclarecimento, será possível reunir uma equipe estratégica para desenvolver um código de conduta que esteja acessível a todos.

Depois, disseminar a importância do seu cumprimento, através do endomarketing e do marketing. E claro, agir com ética e transparência a partir da sala do presidente.

Mais uma vez, a mudança começa pelo exemplo; é ele que desperta a admiração de todos, dentro e fora da organização, e estabelece uma ideologia que passará a ser cumprida de forma autônoma e sustentável.

Quando alcançar este nível de desenvolvimento através da função de compliance, sua empresa estará praticando ativamente o combate à corrupção.