5 dicas para fazer o seu negócio dar certo

5 dicas para fazer o seu negócio dar certo

24 de Novembro de 2017

Abrir as portas do próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. Quando colocam este desejo em mente, logo imaginam o giro de clientes e os lucros aumentando a cada mês. Mas para alcançar este resultado é necessário ter conhecimento e prática em uma série de processos relacionados à gestão do negócio.

Quando um empreendedor planeja cada passo do seu negócio antes de colocá-lo em prática, as chances de sobrevivência após o 3º ano de empresa são muito maiores. A prova disso é que, de acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2015 foram abertas 708,6 mil empresas no Brasil, entretanto, outras 713,6 mil foram fechadas.

Muitas pessoas culpam a crise pelo seu fracasso, mas não há espaço para culpar a crise quando você é um empreendedor de visão e preparado para qualquer desafio. Se você está disposto a fazer o seu próprio negócio dar certo, veja estas 5 regras que deve ter em mente antes de começar.

1 - Conheça o seu negócio

Antes de abrir as portas do seu novo negócio, faça um estudo aprofundado sobre ele e sobre as ameaças e oportunidades que enfrentará. Pesquise se a praça em que pretende atuar está aquecida ou tem previsão de crescimento para o seu segmento.

Entenda ao menos o básico sobre gestão econômico-financeira para compreender os relatórios e sugestões que seu departamento financeiro irá apresentar.

Faça um curso de gestão de negócios para compreender a influência que a mente gestora tem sobre todos os setores da empresa.

2 - Conheça seu público-alvo

Se você planeja abrir uma loja de brinquedos, por exemplo, sabe que seu público-alvo são pessoas que compram brinquedos para crianças. Mas apenas essa informação é muito vaga para que você possa desenvolver estratégias assertivas e definir metas de venda.

Realize pesquisas segmentadas, com auxílio de uma empresa especializada, para descobrir em qual parcela do público deve investir para determinada campanha que planejar.

Conheça este público a fundo: são homens, mulheres, qual faixa etária e classe socioeconômica? quais seus hábitos de consumo e preferências pessoais?!

Estes dados são fundamentais para garantir resultado positivo tanto em campanhas de marketing e vendas on-line quanto nas tradicionais, off-line.

3 - Invista na satisfação do seu cliente

Manter um bom relacionamento com os clientes é parte importante do processo de fidelização. Depois de fazer uma campanha de vendas assertiva, que captou muitos clientes novos, você precisa mantê-los atraídos pelo seu produto ou serviço.

Para isso, deve orientar sua equipe de vendas a se preocupar em resolver o problema do cliente, pois é isso que ele deseja quando o procura.

4 - Invista em melhorias e otimização de processos

Para que uma empresa (seu produto ou serviço) seja relevante para os clientes, ela precisa, primeiro, funcionar para o seu público interno. Toda melhoria começa de dentro para fora e os funcionários devem ser os primeiros defensores do negócio, tendo claro qual é o seu propósito dentro do grupo.

Mais uma vez, isso vale para qualquer tipo de empresa que conte com colaboradores. Ter ao seu lado pessoas qualificadas e engajadas a promover o negócio é tão importante quanto saber atrair o público certo.

Oferecer a estes colaboradores estratégias dinâmicas e funcionais para que produzam mais e melhor, também é fundamental. As pessoas que trabalham na empresa precisam saber para onde e como devem seguir rumo ao crescimento.

5 - Inove e destaque-se da concorrência

Muito se ouve falar em inovação. De fato, ela está sendo a grande estratégia de empresas de todos os portes e segmentos para diferenciarem-se da concorrência e manterem-se cada vez mais presentes na mente do consumidor.

Com todas as ferramentas que a internet tem trazido para alavancar os negócios, é nela que está boa parte das respostas para a inovação – desde a descoberta da oportunidade até a campanha de lançamento do produto ou serviço no mercado. Mantenha-se atualizado para desenvolver a criatividade e permitir que sua equipe possa transformar uma simples ideia em uma verdadeira estratégia de inovação.

Ter em mente a importância destas 5 premissas para que o seu negócio se mantenha saudável é aumentar consideravelmente as chances de não entrar para o índice das empresas que fecham até os 3º ano de vida. Dedique-se a estas questões e valorize o poder de uma boa gestão, pois para ter sucesso, cada passo deve ser baseado em dados, estatísticas e estratégias, independentemente do tamanho do seu negócio.

Regionais
Litoral