Mapa Ágil – o aperfeiçoamento da gestão

Fundação Fritz Müller

Mapa Ágil – o aperfeiçoamento da gestão

17 de Novembro de 2017

Para toda empresa que está em constante crescimento, chegam momentos em que há a necessidade de otimizar processos para produzir mais e melhor. No mercado atual, esses momentos são ainda mais frequentes devido à rápida transformação e evolução de serviços e produtos para se adequarem às novas necessidades dos consumidores.

 

Às vezes, pequenas mudanças na estrutura organizacional ajudam, mas não resolvem, pois equipes e setores inteiros precisam se renovar e se conscientizar de que algumas tradições enraizadas devem ser cortadas para dar espaço a uma Gestão Ágil.

 

Você já ouvir falar neste termo? Já participou de alguma discussão ou treinamento sobre o tema? No artigo de hoje vamos dar uma breve noção do assunto para que você perceba o cenário que está por trás desse conceito e busque obter um conhecimento aprofundado.

Fica aqui nosso convite para você participar do curso Mapa Ágil – do controle e comando para o Ágil e os caminhos da mudança, que está com vagas abertas na FFM em Blumenau/SC.

 

Mapa Ágil: o que é?

Como o próprio nome indica, o Mapa Ágil é um caminho composto de estratégias, com o principal objetivo de acelerar as etapas da gestão de projetos das organizações. Neste caso, agilidade não significa pressa. Pelo contrário, justamente pelo modo em que o Mapa Ágil é aplicado, permite que as etapas de um projeto sejam desmembradas e analisadas em detalhes, com mais dinamismo, porém, mantendo a ordem, o foco e aumentando a capacidade de entrega das equipes. A ideia base do Mapa Ágil é simples. Podemos fazer uma analogia com qualquer processo em ambientes sociais: quando um grupo de pessoas tem uma tarefa para cumprir ou um problema para solucionar, devem organizar-se em equipes, dividir tarefas, definir os prazos e manterem-se atualizados sobre o andamento de cada etapa para possíveis adaptações do planejamento inicial.

 

O Mapa Ágil executa tudo isso através de métodos como Extreme Programming (conhecido como XP) e SCRUM. A aplicação baseia-se em dividir um projeto em ciclos curtos (sprints) para que seja mais fácil o cumprimento de resultados de cada etapa até que se alcance o objetivo final.   

 

O conceito de Mapa Ágil surgiu durante o desenvolvimento do setor da Tecnologia da Informação, que mudou o cenário da gestão das empresas. A partir do surgimento e da necessidade de novas tecnologias, as demandas aumentaram, as exigências por excelência nos processos também, e a assertividade nos resultados, ainda mais.

 

Portanto, como entregar tudo isso ao mesmo tempo e manter-se competitivo e inovador diante da concorrência crescente? A implementação do Mapa Ágil é a resposta. Apesar de ser uma estratégia, o Mapa Ágil acaba transformando-se em uma Gestão Ágil, pois deve ser contínuo e sempre aprimorado para satisfazer as necessidades da organização e promover o constante engajamento dos colaboradores, bem como sua alta capacidade de adaptação a novos cenários.


Compartilhar:

Sede Blumenau
Rua Iguaçu, 151 - Blumenau | 47 3057 8001
Regionais
Litoral
47 99184-5183


Norte
47 3804-1080


Sul
48 3622-1686


Oeste
47 99187-2825


Alto Vale e Planalto
47 99965-9529
Siga a FFM