A importância do Branding para a sua marca

Fundação Fritz Müller

A importância do Branding para a sua marca

10 de Novembro de 2017

 O Branding é tudo o que envolve a gestão de uma marca, desde o logo até a forma que as pessoas são impactadas pela marca no dia a dia. Portanto, quando pensar em marca, não limite-se a pensar no nome ou no logo criado. Ao conceito de marca envolve-se tudo aquilo que torna um produto ou serviço único e especial. Uma marca precisa de Branding para a sua gestão, pois para tornar-se forte e consolidada, o engajamento acontece todos os dias, através de estratégias específicas, porém, variáveis, conforme a necessidade e o objetivo de cada marca. Um Branding bem-feito atua em todos os aspectos de uma organização, interna e externamente. Desde a sua reputação com os clientes e colaboradores, até os resultados significativos para o seu crescimento e posicionamento no mercado.

 

Antes de explanar esse assunto com mais detalhes, convidamos você a participar do Workshop “Branding: o que as pessoas falam da sua empresa quando você não está por perto?” que acontecerá no dia 23/11, na sede da FFM em Blumenau/SC. Se deseja aprofundar seu conhecimento no assunto, deixe seu interesse no evento pelo Facebook.  Agora, para você ficar mais inspirado a participar do evento e levar o Branding para sua empresa, vamos dar exemplos de como o Branding é poderoso, quando trabalhado com as estratégias corretas.

 

Um excelente e conhecido exemplo que logo vem à mente é a Apple. Quando não temos em mente a relevância do Branding e pensamos em como vamos divulgar um produto ou serviço, logo pensamos em falar das suas melhores características e qualidades. Mas o que uma marca como a Apple faz, vai além. Eles vendem, em primeiro lugar, o motivo pelo qual eles fazem seus produtos. Eles criam um desejo baseado em uma afinidade com o consumidor, fazendo com que as pessoas adquiram um produto Apple porque querem fazer parte da mudança na forma em que as pessoas do futuro se comunicam. Querem fazer parte de uma revolução tecnológica, e essa revolução acontece por meio de um aparelho Apple.

A marca, então, é desejada por tudo aquilo que representa, e pelas formas que escolhe mostrar a importância de seus ideais.

 

Para conquistar esse patamar de relevância, depois de definir a sua causa maior - aquela pela qual irá engajar as pessoas a consumirem seus produtos, a marca precisa planejar cada passo que dará para entrar e permanecer presente na vida das pessoas. Muitas vezes, as estratégias são de longo prazo. Quando lançam um produto em 2017, já estavam planejando tudo há, no mínimo, dez anos. Para se destacar e se consolidar, uma marca precisa ter personalidade, forma e posicionamento bem definidos, de fácil assimilação. Muito além da qualidade de um serviço ou produto, uma marca também é formada pelos consumidores. Por isso a importância de gerar um impacto positivo na mente das pessoas e planejar cada passo com cuidado para não levar toda uma construção abaixo, com um único passo em falso.

 

Podemos comparar, nesse sentido, marcas como Coca-Cola e Mc Donalds. Ambas são absolutamente conhecidas por todo o planeta. Ambas vendem mais que um produto, mesmo que seus produtos, hoje em dia, não sejam recomendados para consumo diário e excessivo. Apesar de saberem disso, as marcas possuem um trabalho de Branding tão poderoso, que as pessoas não vão deixar de consumir.

 

Entretanto, também é de conhecimento comum que o Mc Donalds é uma marca envolvida em diversos casos negativos com relação aos produtos e serviços, e isso ocorre por uma falha no Branding, com relação ao seu posicionamento. Para uma marca desse patamar, esse fator não chega a atrapalhar seus rendimentos, mas há muito trabalho a fazer antes de chegar a este nível. Por isso, cada marca deve manter-se dentro da sua realidade, usando estes comparativos apenas como alerta.

 

Por tudo isso é que o Branding se torna absolutamente essencial às marcas que desejam crescer e conquistar o mundo – cada uma com seu conceito de mundo. Ele começa dentro da organização, conquistando seus mais fiéis defensores: os colaboradores. Depois, expande-se ao grande público, explorando um universo de possibilidades. Mas mesmo que mude suas estratégias, campanhas e formas de comunicar, a identidade do seu DNA deve permanecer. É nela que seu público confia e deposita expectativas de ser surpreendido e tornar-se ainda mais apaixonado pela sua marca.


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