Redação Empresarial: ferramenta essencial para a comunicação eficaz

Fundação Fritz Müller

Redação Empresarial: ferramenta essencial para a comunicação eficaz

07 de Julho de 2017

Ainda que muitas pessoas expressem-se verbalmente de forma correta, clara e coerente, nem sempre se sentem capazes de se expressar pela escrita com a mesma habilidade, o que causa desconforto e insegurança na vida profissional.  

 

 

É muito bom compreender uma mensagem escrita já na primeira leitura, sem ser interrompido por vírgula mal-empregada, erro ortográfico ou falta de coerência. É produtivo para o cérebro, pois mantém o pensamento concentrado na interpretação do conteúdo.

 

Documentos como e-mails, editais, memorandos, relatórios e comunicados fazem parte da rotina empresarial e, normalmente, são interpretados por mais de uma pessoa. Por isso, há ainda mais responsabilidade sobre sua qualidade.

 

Quando um texto é redigido de maneira confusa, corre o risco de ser mal interpretado, o que pode ocasionar alguns problemas, como uma orientação executada de forma errada, por exemplo.

 

Além disso, pode levar à suposição de que a pessoa que o escreveu também tenha dificuldade em outros aspectos profissionais que envolvam a comunicação e o relacionamento interpessoal, independente do cargo que ocupa.

 

Por outro lado, quando a comunicação escrita é eficiente, o profissional responsável por ela ganha credibilidade. Quando sabe se expressar com clareza, a pessoa passa a ser vista com mais empatia, como alguém mais confiável e capacitado nesse aspecto. 

 

Estes motivos são suficientes para você perceber a importância da redação como ferramenta para uma comunicação eficaz? Se você acredita que pode melhorar sua comunicação escrita para transmitir maior segurança e credibilidade em seus textos, atente-se às dicas a seguir e comece essa mudança.

 

1 – DESENVOLVA O HÁBITO DA LEITURA

Para muitos, a leitura é uma prática cansativa e desinteressante. Principalmente para quem não descobriu o que realmente gosta de ler. Mas este é um hábito fundamental para desenvolver a qualidade tanto da fala quanto da escrita, expandir o vocabulário, a capacidade de interpretação e fixando no cérebro muitas regras gramaticais.

 

É interessante ler de tudo um pouco para familiarizar-se com diferentes formas de estrutura textual e de expressão, observando a melhor maneira de se comunicar em diferentes situações.

 

2 – ESTEJA POR DENTRO DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

As mudanças em diversas regras gramaticais da Língua Portuguesa deixaram muitas pessoas desorientadas. Regras que foram aprendidas desde a alfabetização e já eram automatizadas pelo cérebro, perderam a validade e tiveram de ser reconfiguradas.

 

Mas a vida é um constante aprendizado e quanto mais longe se deseja chegar, mais capacitado é preciso estar.

 

Nesse caso fica ainda mais fácil para as pessoas que não tinham muita afinidade com as regras anteriores ao Novo Acordo Ortográfico, pois não precisam substituir informações, apenas adquirir novas.

 

Tanto na internet quanto nas livrarias há imensa variedade de material educativo acerca do tema. Certamente haverá um adequado às suas necessidades.

 

3 – A PRÁTICA LEVA À PERFEIÇÃO

Depois de adquirir conhecimento é preciso praticar para fixá-lo na memória. Se ainda sente desconforto para redigir textos a outras pessoas, faça para si mesmo e peça que alguém de confiança (e capacitado) revise e sugira melhorias.

 

Quando surgir alguma dúvida, pesquise. 99% delas serão sanadas com algumas pesquisas no Google. Atente-se apenas a buscar informações em sites confiáveis, como o da Academia Brasileira de Letras, dicionários online e outros que informem nomes de profissionais como responsáveis pelo conteúdo.

 

4 – FAÇA UM CURSO DE CAPACITAÇÃO

Se você tem mais facilidade em aprender junto de um grupo e ouvindo um professor explicar, um curso presencial pode ser uma ótima opção. De fato existem vantagens importantes em dividir o mesmo ambiente com pessoas que têm as mesmas dúvidas que você e com um profissional que possa saná-las imediatamente, dando exemplos e dicas relacionadas ao dia a dia.

 

Se esta é a opção que melhor se encaixa no seu perfil, conheça mais sobre o curso de Redação Empresarial que está com vagas abertas e turma confirmada da FFM. Em apenas 2 dias você obterá um conhecimento valioso para toda a sua vida pessoal e profissional.     


Compartilhar:

Sede Blumenau
Rua Iguaçu, 151 - Blumenau | 47 3057 8001
Regionais:
Vale do Itajaí
47 99187-2825
Alto Vale, Planalto e Oeste
47 99965-9529
Norte
47 99171-1657
Sul
48 3622-1686
Vale da Web - Execução de Atualizações do Site - Blumenau SC Siga a FFM