Agenda - Fundação Fritz Müller

Fundação Fritz Müller

Comunicação Não Violenta - CNV

O Curso apresentará os fundamentos de CNV – Comunicação Não Violenta propõe resgatar o que há de mais genuíno nas pessoas: suas emoções, valores e a capacidade de se expressarem com honestidade, ajudando os outros com real empatia – ou seja, mergulhando nas verdadeiras necessidades do outro e não exclusivamente em suas vontades. Ela envolve, inicialmente, uma mudança de foco: de nossos erros e dos erros do outro, para as necessidades de todos.

Um programa técnico vivencial que oferecerá uma possibilidade de aprofundar conceitos, ressignificar paradigmas e compreender melhor o complexo fenômeno da Comunicação Humana. Permitirá também desenvolver conexões profundas com as pessoas e aprender comportamentos e atitudes que suportem a aplicação dos conceitos em seu ambiente de trabalho e em seus relacionamentos interpessoais.
Objetivos
  • O objetivo deste programa é proporcionar aos participantes uma experiência ativa de aprendizagem que permita desenvolver as competências para uma comunicação interpessoal adequada, recursos adequados para a gestão dos conflitos e uma prática do feedback assertivo apoiada nos princípios da CNV – Comunicação Não Violenta.





Conteúdo programático
  • Definindo o contrato de aprendizagem com os participantes;

  • Processos de inclusão de grupo;

  • Comunicação Não Violenta: história, princípios e fundamentos;

  • Ressignificando conceitos e paradigmas sobre comunicação e feedback;

  • Feedback como ferramenta de gestão e desenvolvimento de pessoas e equipes funcionais;

  • Conceitos práticos da CNV aplicados a diferentes contextos e a prática do feedback que desenvolve;

  • Comportamentos e atitudes funcionais e disfuncionais na utilização da ferramenta;

  • Valorizar você mesmo e outras pessoas;

  • Intervir de forma mais segura e tranquila em conversas difíceis;

  • Distinguir observações de juízos de valor; sentimentos de opiniões; necessidades de estratégias; pedidos de exigências/ameaça;

  • Desenvolver a escuta ativa, o estado de presença, a empatia profunda e a autocompaixão;

  • Entender melhor o motivo dos comportamentos das pessoas;

  • Dirigir-se aos conflitos e resolvê-los construtivamente;

  • Promover diálogos autênticos e empáticos;

  • Conhecer formas que ajudem a conduzir conversas e discussões difíceis de maneira construtiva;

  • Ter mais segurança em lidar com pessoas difíceis, raivosas e desafiadoras;

  • Entender melhor os motivos de comportamentos agressivos;

  • Autogerenciamento em situações de estresse e situações com emoções fortes;






Público-alvo
  • Todo profissional que deseja ter uma comunicação mais assertiva e empática nos relacionamentos interpessoais; Profissionais que buscam maior efetividade na gestão dos conflitos;
    Pais, Educadores, Lideranças Empresariais, Equipes de trabalho, Advogados, Síndicos, Lideranças Institucionais, Lideranças políticas etc.





Professor
  • Moacir César de Borba Júnior

    Psicólogo graduado pela UNIVALI. Possui MBA em Recursos Humanos pelo INPG-FURB e atualmente cursando Pós-graduação em Dinâmica dos Grupos pela SBDG de Porto Alegre-RS. Autodidata em Psicanálise e Organizações. Atuou como Coordenador de Treinamentos de Marketing e RH na Altenburg Indústria Têxtil. Atuou também como Professor do núcleo de Gestão Empresarial do SENAI de Blumenau, em cursos Técnicos e Projetos de Treinamentos Corporativos. Atualmente é Consultor parceiro da Fundação Fritz Muller – FFM, de Blumenau e desenvolve projetos como Facilitador e Palestrante sobre diversos temas comportamentais: Programas de Desenvolvimento de Lideranças, Liderança Sustentável, Comunicação Organizacional e Técnicas de Apresentação, Motivação e Trabalho em Equipe, Relacionamento Humano e Gestão de Conflitos, Fluência Funcional e Jogos Psicológicos, Gestão Estratégica de Pessoas, Cooperativismo, Gestão da Cultura e Clima Organizacional, Autoconhecimento, Heteropercepção e Inteligência Emocional, Psicodrama aplicado aos Negócios, Excelência no Atendimento ao Cliente, Desenvolvimento de Equipes de Alto Desempenho, TEAL (Treinamento Experiencial ao Ar Livre), para organizações e instituições de diversos segmentos. Sua especialidade é a área de Treinamento & Desenvolvimento Organizacional com foco nas questões de Relacionamento e Feedback, Vendas, Comunicação e Liderança, segundo o olhar da Análise Transacional, Psicanálise e Psicodrama. Recentemente lançou em coautoria com outros profissionais da área de comunicação, o livro: Comunicação Persuasiva: Fazendo a Diferença, pela Editora Nova Letra. Atualmente é Sócio Diretor da Addção Desenvolvimento de Pessoas – organização focada em Coaching, Treinamento e Desenvolvimento Comportamental de Equipes e Líderes, Diagnósticos Organizacionais e Estruturação e Mentoring nos Subsistemas de RH.




Informações sobre os cursos e descontos diferenciados para grupos/empresa conveniadas, entre em contato conosco: cursos@fundacaofritzmuller.com.br ou (47) 3057-8001.
Ao se inscrever em nossos treinamentos, o participante terá a sua disposição: profissionais qualificados, infraestrutura moderna, estacionamento amplo e gratuito, material didático, coffee break e certificado (frequência mínima de 75%).

*A FFM reserva-se ao direito de não abrir turma caso não atinja o número mínimo de candidatos.

Estes cursos também podem ser do seu interesse:

21/11/19 a 22/11/19 |
BLUMENAU
Certificação Internacional Extended DISC ®
16 horas
28/11/19 a 29/11/19 |
Blumenau
Orçamento empresarial
16 horas

Sede Blumenau
Rua Iguaçu, 151 - Blumenau | 47 3057 8001
Regionais:
Vale do Itajaí
47 99187-2825
Alto Vale, Planalto e Oeste
47 99965-9529
Norte
47 99171-1657
Sul
48 3622-1686
Vale da Web - Execução de Atualizações do Site - Blumenau SC Siga a FFM