Agenda - Fundação Fritz Müller

Comunicação Não Violenta - CNV

O Curso apresentará os fundamentos de CNV – Comunicação Não Violenta propõe resgatar o que há de mais genuíno nas pessoas: suas emoções, valores e a capacidade de se expressarem com honestidade, ajudando os outros com real empatia – ou seja, mergulhando nas verdadeiras necessidades do outro e não exclusivamente em suas vontades. Ela envolve, inicialmente, uma mudança de foco: de nossos erros e dos erros do outro, para as necessidades de todos.

Um programa técnico vivencial que oferecerá uma possibilidade de aprofundar conceitos, ressignificar paradigmas e compreender melhor o complexo fenômeno da Comunicação Humana. Permitirá também desenvolver conexões profundas com as pessoas e aprender comportamentos e atitudes que suportem a aplicação dos conceitos em seu ambiente de trabalho e em seus relacionamentos interpessoais.
Objetivos
  • O objetivo deste programa é proporcionar aos participantes uma experiência ativa de aprendizagem que permita desenvolver as competências para uma comunicação interpessoal adequada, recursos adequados para a gestão dos conflitos e uma prática do feedback assertivo apoiada nos princípios da CNV – Comunicação Não Violenta.

• Definindo o contrato de aprendizagem com os participantes;

• Processos de inclusão de grupo;

• Comunicação Não Violenta: história, princípios e fundamentos;

• Ressignificando conceitos e paradigmas sobre comunicação e feedback;

• Feedback como ferramenta de gestão e desenvolvimento de pessoas e equipes funcionais;

• Conceitos práticos da CNV aplicados a diferentes contextos e a prática do feedback que desenvolve;

• Comportamentos e atitudes funcionais e disfuncionais na utilização da ferramenta;

• Valorizar você mesmo e outras pessoas;

• Intervir de forma mais segura e tranquila em conversas difíceis;

• Distinguir observações de juízos de valor; sentimentos de opiniões; necessidades de estratégias; pedidos de exigências/ameaça;

• Desenvolver a escuta ativa, o estado de presença, a empatia profunda e a autocompaixão;

• Entender melhor o motivo dos comportamentos das pessoas;

• Dirigir-se aos conflitos e resolvê-los construtivamente;

• Promover diálogos autênticos e empáticos;

• Conhecer formas que ajudem a conduzir conversas e discussões difíceis de maneira construtiva;

• Ter mais segurança em lidar com pessoas difíceis, raivosas e desafiadoras;

• Entender melhor os motivos de comportamentos agressivos;

• Autogerenciamento em situações de estresse e situações com emoções fortes;

Público-alvo
  • Todo profissional que deseja ter uma comunicação mais assertiva e empática nos relacionamentos interpessoais; Profissionais que buscam maior efetividade na gestão dos conflitos;
    Pais, Educadores, Lideranças Empresariais, Equipes de trabalho, Advogados, Síndicos, Lideranças Institucionais, Lideranças políticas etc.

• Moacir César de Borba Júnior

Psicólogo graduado pela UNIVALI. Possui MBA em Recursos Humanos pelo INPG-FURB e atualmente cursando Pós-graduação em Dinâmica dos Grupos pela SBDG de Porto Alegre-RS. Autodidata em Psicanálise e Organizações. Atuou como Coordenador de Treinamentos de Marketing e RH na Altenburg Indústria Têxtil. Atuou também como Professor do núcleo de Gestão Empresarial do SENAI de Blumenau, em cursos Técnicos e Projetos de Treinamentos Corporativos. Atualmente é Consultor parceiro da Fundação Fritz Muller – FFM, de Blumenau e desenvolve projetos como Facilitador e Palestrante sobre diversos temas comportamentais: Programas de Desenvolvimento de Lideranças, Liderança Sustentável, Comunicação Organizacional e Técnicas de Apresentação, Motivação e Trabalho em Equipe, Relacionamento Humano e Gestão de Conflitos, Fluência Funcional e Jogos Psicológicos, Gestão Estratégica de Pessoas, Cooperativismo, Gestão da Cultura e Clima Organizacional, Autoconhecimento, Heteropercepção e Inteligência Emocional, Psicodrama aplicado aos Negócios, Excelência no Atendimento ao Cliente, Desenvolvimento de Equipes de Alto Desempenho, TEAL (Treinamento Experiencial ao Ar Livre), para organizações e instituições de diversos segmentos. Sua especialidade é a área de Treinamento & Desenvolvimento Organizacional com foco nas questões de Relacionamento e Feedback, Vendas, Comunicação e Liderança, segundo o olhar da Análise Transacional, Psicanálise e Psicodrama. Recentemente lançou em coautoria com outros profissionais da área de comunicação, o livro: Comunicação Persuasiva: Fazendo a Diferença, pela Editora Nova Letra. Atualmente é Sócio Diretor da Addção Desenvolvimento de Pessoas – organização focada em Coaching, Treinamento e Desenvolvimento Comportamental de Equipes e Líderes, Diagnósticos Organizacionais e Estruturação e Mentoring nos Subsistemas de RH.

Informações sobre os cursos e descontos diferenciados para grupos/empresa conveniadas, entre em contato conosco: cursos@fundacaofritzmuller.com.br ou (47) 3057-8001.
Ao se inscrever em nossos treinamentos, o participante terá a sua disposição: profissionais qualificados, infraestrutura moderna, estacionamento amplo e gratuito, material didático, coffee break e certificado (frequência mínima de 75%).

21/11/19 a 22/11/19 |
BLUMENAU