RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

PACTO GLOBAL E AS 17 ODS

FFM apoia o

pacto global

A Fundação Fritz Müller é signatária do Pacto Global e orienta suas atividades tendo como norte os 10 princípios universais, estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esta parceria determina a adoção de valores éticos, ambientais e humanitários, em todas as práticas de negócios, que levam o nome da instituição.

Diversos projetos são viabilizados por ano pela FFM nas áreas de formação de lideranças e capacitação de gestores, melhoria na educação e práticas de iniciativas culturais, todas com foco no desenvolvimento social, econômico e ambiental.

A FFM procura mobilizar a sociedade empresarial e a comunidade através de seus projetos, pois acredita que mudanças efetivas e enriquecedoras só podem ser realizadas com a união de pessoas, empresas e entidades engajadas e conscientes do seu papel para o desenvolvimento sustentável.

Os 10 princípios universais

O Pacto Global advoga dez Princípios universais, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. As organizações que passam a fazer parte do Pacto Global comprometem-se a seguir esses princípios no dia a dia de suas operações.

ACESSE O SITE DO PACTO GLOBAL

As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente.

Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.

As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva.

A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.

A abolição efetiva do trabalho infantil.

Eliminar a discriminação no emprego.

As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.

Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.

Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

AGENDA 2030 E OS 17 ODS

Quem integra o Pacto Global também assume a responsabilidade de contribuir para o alcance da agenda global de sustentabilidade. Em 2015, os 193 países-membros das Nações Unidas aprovaram, por consenso, a Agenda 2030, que tem como principal pilar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS. Trata-se de um plano de ação global para mudar o mundo até 2030.

A FFM é signatária também do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, e atua buscando, através de ações e projetos, contribuir com o alcance dos melhores resultados.