Programa de Desenvolvimento de Líderes curso on-line ao vivo

O curso possibilitará desenvolver habilidades emocionais e técnicas favoráveis à construção de times de alta performance. Ampliação da visão de mercado e de negócio, apoiando-os na busca de resultados mais sustentáveis e perenes, a identificar e transformar características e habilidades importantes para o exercício da gestão de recursos, processos e pessoas nas organizações, capacitando os profissionais para transitarem bem, tanto na esfera técnica como na dimensão humana e social.
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On-line | ao vivo

vagas limitadas

interativo

Objetivos

Sensibilizar profissionais em fase de preparação para cargos gerenciais e/ou lideranças com necessidades de aprofundamento para a necessidade de investir no desenvolvimento de seu papel como líder, nas competências fundamentais e práticas modernas e inovadoras de gestão;

Oferecer fundamentação teórico-prática acerca do processo eficaz da liderança situacional e do gerenciamento de pessoas e equipes;

Identificar e transformar características e habilidades importantes para o exercício da gestão de recursos, processos e pessoas nas organizações, capacitando os profissionais para transitarem bem, tanto na esfera técnica como na dimensão humana e relacional.

O que você vai aprender?

O programa está estruturado de forma modular (encontros temáticos) formato on-line, alternando avaliações individuais, uso de ferramentas padronizadas de diagnóstico, apresentações dialogadas, cenas de filmes, leituras de livros e textos, atividades reflexivas individuais e coletivas, dinâmicas de grupo, bem como exercícios práticos em grupo, utilizando salas virtuais, tarefas intermódulos e avaliações compartilhadas.

Breve histórico da liderança no mundo;

As principais correntes de pensamento e estratégia em Liderança;

Pipeline da Liderança segundo Ram Charam: Liderança de si mesmo para Liderança de outros.

Atividade: matriz de pipeline – em que degrau estamos? Desafios?

 

Os fatores fundamentais da liderança:

A “cadeira”

Atividade: as ocorrências do dia a dia

Modelo: As duas dimensões da “cadeira” (função)

Plano de desenvolvimento das habilidades necessárias à função

Assumindo o papel de Líder: O que é liderar? O Líder como referência e modelo;

Papeis X responsabilidades;

Tecnicidade X Relacionamento;

Liderança X Gerenciamento.

 

Liderança Situacional

O modelo de Paul Hersey e Ken Blanchard

Graus de maturidade ou prontidão dos membros da equipe;

Estilos de liderança e gestão;

Compreendendo a situação e buscando eficiência e eficácia no trabalho;

Atividade: Mapeando a equipe segundo os graus de maturidade

Definindo Estilos de Liderança mais assertivos

Estabelecendo planos de desenvolvimento pessoal e da equipe.

 

O Líder como agente de mudança e organizador da rotina:

Estratégia, Planejamento, Organização e Controles;

Gestão de tarefas x Administração do tempo

Atividade: Teste Tríade do tempo e Desperdiçadores de tempo

Ferramentas: Matriz de Eisenhower e Matriz de priorização

 

O Líder como influenciador e negociador:

Percepção e Diversidade: lidando com os outros;

Os temperamentos Humanos: entendendo semelhanças e diferenças entre as pessoas e seus efeitos na vida corporativa;

Atividade: Teste dos temperamentos humanos

Como lidar com diferentes tipos de perfil e modelos mentais?

Comunicação e Feedback;

Elementos da boa comunicação

Treino: um macete para fazer pedidos eficazes e esclarecer demandas

Feedback como ferramenta de gestão

Treino: feedback e Feedforward

Assertividade e Influência;

Teste: Quadrante da Assertividade

Negociação, Administração de conflitos e Solução de Problemas;

Delegação: conceito, modelo e ferramenta de empoderamento de profissionais.

Atividade: planejando e programando delegações genuínas

 

O Líder como gestor de pessoas e competências:

Relacionamento interpessoal: as duas dimensões das relações profissionais;

Atividade: FPC- construindo bons relacionamentos no trabalho

Treino: habilidades sociais que fazem a diferença nos relacionamentos

O ciclo da gestão de pessoas;

Atrair, Aplicar, Acompanhar, Capacitar, Avaliar e Movimentar.

 

Liderança e Resultados:

Orientação para os clientes: excelência em atendimento;

Relações: Cliente X Fornecedor (interno e externo);

Atividade: mapeando clientes x fornecedores internos e externos

Desenvolvendo a visão global e sistêmica; 

Foco em resultados.

Atividade: Jogo de empresa – uma fábrica de sucesso

A quem se destina

Gestores, coordenadores de área, líderes empresariais e profissionais técnicos que estão sendo preparados para assumir desafios de gestão.

Arquivos para Download

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A FFM reserva-se ao direito de não abrir turma caso não atinja o número mínimo de candidatos.