On-line | ao vivo
vagas limitadas
interativo
Objetivos
Sensibilizar profissionais em fase de preparação para cargos gerenciais e/ou lideranças com necessidades de aprofundamento para a necessidade de investir no desenvolvimento de seu papel como líder, nas competências fundamentais e práticas modernas e inovadoras de gestão;
Oferecer fundamentação teórico-prática acerca do processo eficaz da liderança situacional e do gerenciamento de pessoas e equipes;
Identificar e transformar características e habilidades importantes para o exercício da gestão de recursos, processos e pessoas nas organizações, capacitando os profissionais para transitarem bem, tanto na esfera técnica como na dimensão humana e relacional.
O que você vai aprender?
O programa está estruturado de forma modular (encontros temáticos) formato on-line, alternando avaliações individuais, uso de ferramentas padronizadas de diagnóstico, apresentações dialogadas, cenas de filmes, leituras de livros e textos, atividades reflexivas individuais e coletivas, dinâmicas de grupo, bem como exercícios práticos em grupo, utilizando salas virtuais, tarefas intermódulos e avaliações compartilhadas.
Breve histórico da liderança no mundo;
As principais correntes de pensamento e estratégia em Liderança;
Pipeline da Liderança segundo Ram Charam: Liderança de si mesmo para Liderança de outros.
Atividade: matriz de pipeline – em que degrau estamos? Desafios?
Os fatores fundamentais da liderança:
A “cadeira”
Atividade: as ocorrências do dia a dia
Modelo: As duas dimensões da “cadeira” (função)
Plano de desenvolvimento das habilidades necessárias à função
Assumindo o papel de Líder: O que é liderar? O Líder como referência e modelo;
Papeis X responsabilidades;
Tecnicidade X Relacionamento;
Liderança X Gerenciamento.
Liderança Situacional
O modelo de Paul Hersey e Ken Blanchard
Graus de maturidade ou prontidão dos membros da equipe;
Estilos de liderança e gestão;
Compreendendo a situação e buscando eficiência e eficácia no trabalho;
Atividade: Mapeando a equipe segundo os graus de maturidade
Definindo Estilos de Liderança mais assertivos
Estabelecendo planos de desenvolvimento pessoal e da equipe.
O Líder como agente de mudança e organizador da rotina:
Estratégia, Planejamento, Organização e Controles;
Gestão de tarefas x Administração do tempo
Atividade: Teste Tríade do tempo e Desperdiçadores de tempo
Ferramentas: Matriz de Eisenhower e Matriz de priorização
O Líder como influenciador e negociador:
Percepção e Diversidade: lidando com os outros;
Os temperamentos Humanos: entendendo semelhanças e diferenças entre as pessoas e seus efeitos na vida corporativa;
Atividade: Teste dos temperamentos humanos
Como lidar com diferentes tipos de perfil e modelos mentais?
Comunicação e Feedback;
Elementos da boa comunicação
Treino: um macete para fazer pedidos eficazes e esclarecer demandas
Feedback como ferramenta de gestão
Treino: feedback e Feedforward
Assertividade e Influência;
Teste: Quadrante da Assertividade
Negociação, Administração de conflitos e Solução de Problemas;
Delegação: conceito, modelo e ferramenta de empoderamento de profissionais.
Atividade: planejando e programando delegações genuínas
O Líder como gestor de pessoas e competências:
Relacionamento interpessoal: as duas dimensões das relações profissionais;
Atividade: FPC- construindo bons relacionamentos no trabalho
Treino: habilidades sociais que fazem a diferença nos relacionamentos
O ciclo da gestão de pessoas;
Atrair, Aplicar, Acompanhar, Capacitar, Avaliar e Movimentar.
Liderança e Resultados:
Orientação para os clientes: excelência em atendimento;
Relações: Cliente X Fornecedor (interno e externo);
Atividade: mapeando clientes x fornecedores internos e externos
Desenvolvendo a visão global e sistêmica;
Foco em resultados.
Atividade: Jogo de empresa – uma fábrica de sucesso
A quem se destina
Gestores, coordenadores de área, líderes empresariais e profissionais técnicos que estão sendo preparados para assumir desafios de gestão.
Informações sobre Cursos In Company e descontos diferenciados para grupos e empresas conveniadas,
entre em contato conosco: cursos@fundacaofritzmuller.com.br ou (47) 3057-8001.
A FFM reserva-se ao direito de não abrir turma caso não atinja o número mínimo de candidatos.