História - Fundação Fritz Müller

A Fundação Fritz Müller (FFM) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, criada em 1996 por iniciativa de um seleto grupo de instituidores, com raízes ligadas ao universo acadêmico. A partir desta composição a educação continuada e corporativa tem sido o foco da atuação da FFM em Santa Catarina.

A origem do nome Fundação Fritz Müller se deve ao centenário de falecimento do naturalista alemão Johann Friedrich Theodor Müller. Nascido em 1822, Johann Müller embarcou com a família para o Brasil em 1852, escolhendo a colônia de Blumenau para construir sua história.

Considerado um revolucionário em política, religião e filosofia, Fritz Müller, como ficou conhecido no Brasil, foi um estudioso do meio ambiente. Foi reconhecido mundialmente pela publicação Für Darwin, para Charles Darwin no ano 1864, cinco anos após Darwin publicar a obra A Origem das Espécies. Foi o primeiro cientista a apresentar modelos matemáticos para elucidar a seleção natural e fornecer provas contundentes da mesma. Foi chamado por Darwin de O Príncipe dos Observadores. Müller deixou uma obra naturalística enorme, que contribuiu para fundamentar e enriquecer a teoria da evolução das espécies por seleção natural de Darwin e projetou o Brasil no cenário da culta ciência europeia. Faleceu em 21 de maio de 1897, aos 75 anos, na casa de sua filha Johanna, em Blumenau.

Museu virtual FFM
Um homem à frente de seu tempo, Fritz Müller era conhecido por sua personalidade marcante, capacidade de observação acima da média e desejo de percorrer o mundo.
Johann Friedrich Theodor Müller
Suas observações foram compartilhadas por cartas com correspondentes internacionais e serviram de base para diversos outros estudos, que hoje estão expostos em museus no Brasil e no mundo.