6 dicas para fazer parcerias de sucesso

6 dicas para fazer parcerias de sucesso

25 de Agosto de 2017

Fazer parceria com outras empresas ou pessoas é uma boa maneira de fortalecer o seu negócio, seja para expandir sua oferta de produtos ou serviços, ganhar mais visibilidade e credibilidade no mercado ou outra razão que vise benefícios e crescimento.

Entretanto, parcerias devem ser levadas a sério e ser vantajosas para todos os envolvidos, não apenas para você. Além disso, não é qualquer empresa que vai ser sua parceira ideal. Por isso, antes de tomar a decisão, analise estas 6 dicas para ser mais assertivo e fazer parcerias de sucesso.

1 - Antes de aceitar uma parceria, o “Quem Somos” deve estar bem definido

Quando uma empresa cogita firmar uma parceria com outras, precisa pensar se realmente possuem o mesmo propósito e condições de agregar valor ao que pretendem oferecer.

E para isso, todas as empresas envolvidas precisam ter sua Missão, Visão e Valores bem definidos, assim como uma visão clara dos seus pontos fortes e fracos.

Uma parceria estratégica não serve apenas para gerar mais lucro e aumentar a lista de clientes das empresas envolvidas. Mas também deve agregar valor ao negócio uma da outra para uma evolução perene, por isso a identificação dos pontos fortes e fracos é tão importante.

2 - Os parceiros devem definir juntos as diretrizes da parceria

O termo “parceria” é leve e agradável, mas não significa que aceite falta de comprometimento e de diretrizes bem definidas para que seja eficiente e eficaz. A parceria deve ser formalizada e levada tão a sério quanto uma sociedade.

Em conjunto, os parceiros devem elaborar um código de ética para definir e registrar as responsabilidades de cada parte, bem como as consequências do não cumprimento de alguma delas.

3 - Escolha parceiros que lhe transmitam segurança

Pode ser tentador assumir uma parceria com uma grande empresa que vá aumentar sua credibilidade no mercado ou até oferecer recursos financeiros ao seu negócio. Mas se não sentir segurança e confiança nesse parceiro, em todos os sentidos que envolvem a parceria, pense e repense na decisão.

Mesmo com contrato ou um código de ética firmado, a questão aqui é o bom relacionamento entre parceiros. É isso que fará a parceria fluir, evoluir a novas ideias e ser duradoura.

4 - Prepare-se para dividir o controle das decisões

Quando não há parcerias, apenas as decisões internas tomadas pela sua equipe é que importam. Mas quando você decide firmar uma parceria para ofertar produtos ou serviços, tem que estar preparado para ouvir opiniões diferentes do parceiro e saber reconhecer quando a ideia vinda do outro lado é a melhor opção para todos.

Para isso, a comunicação entre os parceiros deve ser constante, honesta, clara e objetiva. Não deve haver omissão de informações ou opiniões, sejam elas positivas ou negativas.

5 - Ofereça o seu melhor – supere as expectativas

Mesmo que tenham definido um código de ética e todas as regras para o sucesso da parceria, não limite-se a fazer só o necessário. Afinal, um empreendedor visionário costuma superar as expectativas.

Naturalmente, sua empresa estará mais engajada em ir além se o parceiro demonstrar disposição para fazer o mesmo. Mas se você analisou muito bem o parceiro ideal antes de firmar a parceria, essa atitude será uma consequência.

Se acreditar que não vale a pena oferecer o seu melhor, pois o parceiro não está “merecendo”, talvez o melhor seja sentar e rever se devem continuar com o acordo.

6 - Juntos, nas falhas e nas conquistas

Os parceiros devem assumir e enfrentar juntos as consequências de decisões que falharam, sem perder tempo culpando um ao outro. Erros acontecem, e o melhor a fazer é tirar aprendizado da experiência e focar na solução.

Da mesma forma, é importante celebrar cada conquista que a parceria alcançou para que se torne um marco inesquecível e fortaleça o relacionamento.